A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), promoverá na próxima quarta-feira (5), em Salvador (BA), a conferência “Promoção da Atividade Física na Infância e Adolescência”, ministrada pelo professor Jorge Mota, doutor em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto, em Portugal, ele é apontado como um dos maiores especialistas mundiais no assunto.
O evento acontece às vésperas do Dia Mundial da Atividade Física, comemorado, em 2017, em 6 de abril. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é o quarto principal fator de risco de morte no mundo, sendo que, aproximadamente, 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência disso.
A conferência abordará temas como qual a idade recomendada para começar a pratica de esportes e como escolher a atividade física adequada, dentre outras questões. A exposição tratará ainda da importância dessas decisões para o crescimento pleno e saudável de crianças e de adolescentes.
CONSCIENTIZAÇÃO - A atividade será coordenada pelo dr. Ricardo do Rêgo Barros, que também responde pelo novo Grupo de Trabalho de Atividade Física da SBP. O público-alvo é composto por pediatras, professores, pais e profissionais que cuidam de crianças e adolescentes. “A conferência visa conscientizar médicos e familiares sobre a importância do esporte para essa faixa etária, mostrando como a atividade física é uma grande alternativa ao uso excessivo de telas de tablets, computadores e smarthphones”, frisa dr. Ricardo.
De acordo com ele, a conferência pretende também ampliar a conscientização dos pais sobre a escolha do esporte pelos filhos. “Não se deve exigir performances ou medalhas dos filhos, mas, sim, o prazer lúdico de se divertir”, observa. Aproveitando o encontro, os membros do Grupo de Trabalho pretendem iniciar, na oportunidade, os debates para a elaboração de guia da SBP com recomendações sobre o tema. O trabalho, que será focado nos pediatras, deve ser lançado em breve.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS – Segundo a dra. Dolores Fernandez Fernandez, presidente da Sobape, a atividade física é uma ação que deve ser praticada por todos, inclusive as crianças, pois serve como fator de prevenção a várias doenças, como a obesidade infantil, por exemplo. “A prática deve ser continuada nas fases adolescente e adulta para que o indivíduo tenha uma vida saudável e plena”, enfatiza.
Dra. Dolores reforça que toda atividade física deve ser acompanhada por um pediatra e um professor de educação física, para que os pacientes tenham acesso aos exercícios adequados, observando sempre as particularidades de cada indivíduo.
Os interessados em assistir à conferência podem se inscrever pelo telefone (71) 3341-6013. A atividade é gratuita e acontecerá no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. As vagas são limitadas em 50 participantes. A presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, afirma que a iniciativa é fruto do investimento que a Sociedade Brasileira de Pediatria tem feito na qualificação dos médicos brasileiros. Segundo ela, é uma oportunidade ímpar assistir a palestra do dr. Jorge Mota que, “com certeza, será muito importante para fortalecer as iniciativas da SBP no campo das atividades físicas”.
SBP reforça alerta sobre perigo de desafios online envolvendo cri...
18/04/2025 , 12:3618º Pneumoped: Pediatras reforçam compromisso pelo enfrentamento ...
17/04/2025 , 16:12Síndrome Metabólica: O que o pediatra precisa saber
17/04/2025 , 08:28SBP participa do I Encontro de Saúde da Criança e II Encontro de ...
15/04/2025 , 18:18PED CAST SBP: "Cuidados com a voz da criança"
14/04/2025 , 17:08Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Oncologia P...
14/04/2025 , 16:32