Belo Horizonte se prepara para sediar o 21º Fórum da ABP


Nos dias 25 e 26 de abril, a cidade de Belo Horizonte (MG) será palco do 21º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). Sob o tema “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e na juventude”, o evento promete promover um encontro entre especialistas de diferentes áreas, pediatras e população em geral para debater a influência de mudanças culturais recentes no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Segundo o presidente da ABP, dr. Mário Santoro Junior, esta edição parte do pressuposto de que é necessário ampliar a discussão sobre a dinâmica dos movimentos sociais em curso no nosso País e avaliar a maneira como ela repercute no contexto familiar.

“Haverá uma rica temática que certamente propiciará a troca de experiências entre os profissionais convidados e o público presente. O evento tem a tradição de contribuir na evolução de nossos conhecimentos sobre a problemática psicossocial que atinge a sociedade, em especial as profundas transformações que têm impactado a população pediátrica. Somente a partir desse enriquecimento cultural conseguiremos construir uma sociedade melhor para todos”, pontua.

PROGRAMAÇÃO – No evento, mesas-redondas, conferências e palestras apresentarão a visão de especialistas das áreas do Direito, Neonatologia, Adolescência, Obstetrícia, Enfermagem, entre outras, em relação a assuntos como “Parto Adequado”; “Maioridade Penal”; “Navegação Segura”; “Terceirização das Crianças”; e “Desafios da escola na atualidade”.

“A Comissão Organizadora têm trabalhado com grande expectativa e entusiasmo para fazer do Fórum um evento de sucesso. Serão discutidos temas sociais contemporâneos com base em informações científicas recentes. Tudo isso em comunhão com a gentileza e hospitalidade do povo mineiro”, informa o presidente da Academia Mineira de Pediatria, dr. Paulo César Pinho Ribeiro.

De acordo com o especialista, a meta é destacar como o suporte e orientação bem conduzida de crianças e adolescentes, através de uma abordagem individual, atua diretamente na prevenção de situações de risco, no estabelecimento de uma interdependência sadia com a família e no pleno desenvolvimento dos potenciais do cidadão. “É preciso criar uma visão de futuro a partir de atitudes que transformam o presente”, salienta.

HOMENAGEM – Nesta edição, o evento homenageará ainda o acadêmico e professor emérito dr. Ennio Leão. O tributo reverencia a trajetória de vida e acentuado trabalho do especialista em prol da pediatria. Entre suas contribuições mais aclamadas, destaca-se a idealização da Academia Mineira de Pediatria, em 2004, mesmo ano em que também assumiu o cargo de presidente de honra da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP).

Mais informações sobre o 21º Fórum da ABP serão divulgadas em breve no site da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).