Para vacinar cerca de um milhão de crianças que ainda tomaram vacinas contra poliomielite e sarampo, o Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional para ampliar a cobertura contra essas doenças. As doses poderão ser recebidas nos postos de saúde de todo o País até o próximo dia 14 de setembro (sexta-feira). Com o objetivo de assegurar acesso às vacinas, o Ministério da Saúde recomendou a estados e municípios façam busca ativa.
“Foi dada mais uma oportunidade para que essas crianças sejam vacinadas contra a pólio e o sarampo. É preciso que os gestores de saúde, bem como pais e responsáveis, se conscientizem da importância da vacinação contra essas doenças. Para estarmos protegidos contra a pólio e sarampo é preciso atingir a meta de 95% nacionalmente”, convoca o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.
A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra Luciana Rodrigues Silva, ressalta a importância dos médicos no esclarecimento de pais e responsáveis sobre a necessidade de vacinar as crianças durante as consultas. De acordo com ela, é preciso manter as cadernetas de vacinação em dia e estar atento às notícias falsas (fakenews) que confundem a população sobre os benefícios da imunização.
PÚBLICO-ALVO - Dados preliminares da campanha apontam que a média nacional de vacinação contra sarampo e pólio está em 91,3%. Dezessete estados ainda não atingiram a meta do Ministério da Saúde de vacinar, pelo menos, 95% do público-alvo. De acordo com os últimos números disponíveis, mais de 10,2 milhões de crianças de um a menores de cinco anos receberam o reforço de vacinação e estão protegidas contra a pólio e sarampo.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O BALANÇO DA CAMPANHA (atualizado até 5 de setembro)
Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), 91,3% do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação recebeu as duas vacinas. Até o momento, Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo, Rondônia, Sergipe, Goiás, Paraíba, Maranhão e Ceará atingiram a meta de vacinação.
Contudo, outros 17 estados ainda não atingiram a meta e devem continuar com a campanha. O Rio de Janeiro continua com o menor índice de vacinação, seguido por Roraima, Distrito Federal, Piauí, Acre, Bahia, Rio Grande do Sul, Amazonas, Alagoas, Tocantins, Rio Grande do Norte e São Paulo. Em todo o país, foram aplicadas mais de 20,4 milhões de doses das vacinas (cerca de 10,2 milhões de cada).
Os dados de algumas capitais mostram que o esforço dos vacinadores e da população nessa reta final tem apresentado bons resultados. As capitais Recife (PE), Macapá (AP), Porto Velho (RO) e Vitória (ES) superaram a meta da campanha. Já Manaus, que iniciou a vacinação antes devido o surto de sarampo na região, já atingiu a meta de vacinação para a doença (103%).
*(Com informações da Assessoria de Imprensa do MS)
18º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica reúne mais de ...
22/04/2025 , 11:31Miopia na criança: conceito, fatores de risco, tratamento e compl...
22/04/2025 , 08:31SBP reforça alerta sobre perigo de desafios online envolvendo cri...
18/04/2025 , 12:3618º Pneumoped: Pediatras reforçam compromisso pelo enfrentamento ...
17/04/2025 , 16:12Síndrome Metabólica: O que o pediatra precisa saber
17/04/2025 , 08:28SBP participa do I Encontro de Saúde da Criança e II Encontro de ...
15/04/2025 , 18:18