Campanha Nacional da Amamentação estimula o apoio de todos ao aleitamento materno

A campanha nacional de estímulo à amamentação deste ano, organizada pelo Ministério da Saúde com o apoio técnico e institucional da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), tem como o foco a criação de uma rede apoio à mulher comprometida com essa prática. Os familiares, em especial os homens, os empregadores, os educadores, enfim, todos são conclamados a criar um ambiente favorável para que o aleitamento materno possa ser realizado de forma a trazer benefícios para as mães e seus filhos.  Com o slogan “Amamentar: ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você”, o estímulo ao apoio coletivo quer conscientizar a sociedade sobre a importância para a saúde dos bebês da alimentação exclusiva com leite materno até os seis meses de vida, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste ano, o vídeo da campanha ganhou um padrinho – o ator e apresentador Marcio Garcia, pai de quatro filhos – como forma de quebrar o paradigma de que esse é um assunto restrito ao mundo feminino. Essa ação, que envolve ainda a produção de material específico sobre o tema para a população e os profissionais da saúde, acontece dentro da iniciativa do Agosto Dourado, em referência ao alimento considerado padrão ouro para a promoção da saúde infantil. A partir deste ano, o Brasil passa a ter um mês dedicado a discutir e incentivar o aleitamento materno, definido pela lei federal 13.435/2017.

ASSISTA A ÍNTEGRA DO VÍDEO DA CAMPANHA DA AMAMENTAÇÃO

 

ACESSE O MATERIAL DISTRIBUIDO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

CONFIRA A LEI DO AGOSTO DOURADO

De acordo com a OMS, o leite proveniente da mãe é a principal força para o futuro saudável dos filhos, é capaz de reduzir em 13% a mortalidade de crianças menores de cinco anos por causas evitáveis e reduz o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Assim, em 2017, o público-alvo da campanha da Semana Mundial de Amamentação é toda a sociedade. De acordo com o Comitê Nacional do Aleitamento Materno, buscou-se mostrar que a amamentação não fica restrita aos serviços de saúde e às mulheres, pois repercute em toda a sociedade devido ao impacto positivo que gera na redução de internações e incidência de doenças. Durante o período, a Sociedade Brasileira de Pediatria desenvolverá um conjunto de iniciativas próprias para atingir os especialistas e os familiares dos seus pacientes. Dados revelam que duas em cada três mulheres têm dificuldade de amamentar, mas a SBP mostrar que razões não faltam para ajudá-las. Até o fim do mês, a Sociedade Brasileira de Pediatria publicará uma por dia num espaço criado em seu site especialmente para falar sobre o assunto.

ACESSE O HOTSITE DA SBP SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

Nele, além das 31 razões para amamentar, serão disponibilizados documentos científicos com orientações para os pediatras e outros profissionais, além de depoimentos e informações gerais sobre o aleitamento materno. No Facebook, quem seguir a página da SBP, poderá inclusive colocar um selo em seu avatar, mostrando que abraçou a ideia do valor da amamentação.