Com o exemplo da atriz Samara Felippo, mãe de Alicia, de três meses, e doadora de leite materno, o Ministério da Saúde lança hoje a campanha, em Brasília. Toda mulher saudável e com excesso de produção pode procurar o banco de leite humano (BLH) mais próximo da sua casa. Dra. Graciete Vieira, presidente do Departamento de Aleitamento Materno da SBP, lembra que o leite doado beneficiará principalmente recém-nascidos prematuros de baixo peso que, exatamente por terem nascido antes do tempo, não têm força para sugar. O leite também é destinado a crianças doentes, com problemas de imunidade ou intolerância alimentar.
O Dia Nacional da Doação de Leite – 01 de outubro – foi instituído em 2003, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do ato. Desde então, a quantidade de mães que contribuem, de crianças beneficiadas e o volume de leite doado tem aumentado a cada ano.
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, com 195 instituições e outros 29 postos de coleta em funcionamento, é considerada a maior do gênero pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Brasil repassa conhecimento na área para 22 países.
>> Clique para ver o folheto da campanha
O aleitamento materno está entre os temas que serão debatidos no 34º Congresso Brasileiro de Pediatria, que ocorrerá de 8 a 12 de outubro, em Brasília. Uma mesa-redonda vai discutir, em 12 de outubro, segunda-feira, Dia da Criança, os seguintes temas: “Existem técnicas para amamentar”, “Desmame natural ou programado” e “Amamentação: drogas e medicamentos”, com os drs. Graciete Vieira, presidente do Departamento Científico (DC) da área na Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Comitê Assessor do Ministério da Saúde (MS), Keiko Teruya, também do DC e do Comitê e Luciano Borges Santiago, vice-presidente do Departamento. A moderação será dos drs. Dias Rego e Sonia Salviano.
Além disso, haverá o Espaço Amamentação, no stand da Sociedade, onde serão respondidas às dúvidas sobre o assunto, com destaque para a lei 11.770/08, de autoria da SBP e da senadora Patrícia Saboya, que amplia para seis meses a licença-maternidade, e cujo incentivo fiscal começará a ser concedido pelo governo federal a partir de 2010. Haverá também uma exposição com fotos das madrinhas da amamentação, desde 1999, quando a Sociedade lançou a campanha, até hoje, com o trabalho realizado em parceria com o Ministério. Estão programados ainda o lançamento de um vídeo para salas de espera (SBP e MS), e de um Manual “Amamentação e Uso de Drogas” (SBP, MS e Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia/Febrasgo).
Centro de Convenções Ulysses Guimarães
SDC – Eixo Monumental – Lote 5 – 70070-350 – Brasília – DF
Especialidade: 20 pontos
Áreas de Atuação: Neurologia: 1,5 pontos Medicina do Adolescente: 1,5 ponto Alergia e Imunologia: 3 pontos Cardiologia: 2 pontos Endocrinologia e Metabologia: 1,5 ponto Gastroenterologia: 1,5 ponto Infectologia: 3 pontos | Nefrologia: 1,5 ponto Neonatologia: 2 pontos Nutrologia: 1,5 ponto Hematologia e hemoterapia: 1 ponto Pneumologia: 2 pontos Reumatologia: 1,5 ponto Nutrição Parenteral e Enteral: 1,5 ponto Medicina intensiva: 1,5 ponto |
SBP reforça alerta sobre perigo de desafios online envolvendo cri...
18/04/2025 , 12:3618º Pneumoped: Pediatras reforçam compromisso pelo enfrentamento ...
17/04/2025 , 16:12Síndrome Metabólica: O que o pediatra precisa saber
17/04/2025 , 08:28SBP participa do I Encontro de Saúde da Criança e II Encontro de ...
15/04/2025 , 18:18PED CAST SBP: "Cuidados com a voz da criança"
14/04/2025 , 17:08Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Oncologia P...
14/04/2025 , 16:32