CANP 2024: inscrições abertas para as aulas

Estão abertas as inscrições para a edição de 2024 do Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP). A atividade, on-line e aberta para todo o Brasil, visa facilitar as atualizações na área de nutrição de crianças e adolescentes. Durante o ano serão realizados três cursos com carga horária total de 20 horas, divididos em aulas gravadas e discussão on-line ao vivo.

A coordenadora do CANP, dra. Virgínia Weffort, destaca que a importância do curso é a padronização das condutas em nutrologia pediátrica seguindo os manuais e diretrizes dos Departamentos Científicos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). “A partir disso, torna-se mais fácil o atendimento da criança e do adolescente pelos pediatras, prevenindo e tratando os distúrbios nutricionais, especialmente os mais comuns no País, como anemia ferropriva, obesidade e dificuldades alimentares”, explica.

Entre os temas debatidos no CANP estão aleitamento materno, alimentação complementar, alimentação do pré-escolar até o adolescente, avaliação nutricional, obesidade, deficiência de vitaminas e minerais, dificuldade alimentar, microbiota intestinal, deficiência de micronutrientes, e fórmulas infantis.

FORMATO – Em 2024, o formato do curso será um pouco diferente: as aulas ficarão abertas no site durante dois meses, nos períodos marcados para cada turma. No último dia, a aula será on-line e ao vivo para a discussão de casos clínicos e elucidação de dúvidas. Confira a agenda prevista:

1° curso

Início do curso: 1/6

Discussão de casos clínicos: 03/08

2° curso

Início do curso: 13/7

Discussão de casos clínicos: 14/09

3° curso

Início do curso: 8/9

Discussão de casos clínicos: 09/11 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE

HISTÓRICO - Em dezembro de 2010 foi realizado o primeiro curso de capacitação de instrutores, e a partir daí os CANPs foram iniciados e novas capacitações foram realizadas ampliando o número de instrutores. Até 2019 foram capacitados 74 pediatras para serem instrutores, o CANP foi ministrado em 50 cidades, com participação de 3.800 pediatras. A partir de 2021 o curso passou a ser on-line com aulas gravadas e um dia on-line ao vivo para discussão de dúvidas e de casos clínicos. Foram realizados 6 cursos com 600 participantes.