Canp capacita 47 profissionais em Roraima


O Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (Canp) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) capacitou 47 alunos em Boa Vista (RR). As aulas foram ministradas pela coordenadora do Canp e presidente do Departamento Científico de Nutrologia da SBP, dra. Virgínia Weffort, no auditório da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR). “Para o pediatra, cuidar da criança é muito mais do que tratar a doença, é acompanhar o crescimento e o desenvolvimento, que são intimamente dependentes da boa nutrição.

Portanto, o Canp foi fundamental para tirarem dúvidas e receberem orientações sobre o assunto”, destaca a presidente da Sociedade Roraimense de Pediatria (SRP), dra. Adelma Figueiredo. As aulas englobam os temas aleitamento materno; alimentação complementar; alimentação da pré-escola, escolar e adolescente; fórmulas infantis; avaliação da condição nutricional; obesidade e síndrome metabólica; deficiência de vitaminas; deficiência de minerais; desnutrição energético proteica; alergias alimentares; e microbiota infantil.

PRÓXIMAS EDIÇÕES – As próximas edições do curso itinerante ocorrerão em João Pessoa (PB), nos dias 6 e 7 de novembro, São Paulo (SP) e Palmas (TO), nos dias 29 e 30 de novembro. A previsão é de mais 150 profissionais treinados. O CANP foi idealizado pela SBP para levar o conhecimento e capacitar os pediatras brasileiros em formato presencial, uma vez que nem sempre é possível para o médico se deslocar de onde reside para áreas mais distantes com a finalidade de participar de congressos, simpósios e jornadas. “Este curso é muito procurado por abordar temas atualizados e discussão de casos clínicos. Alguns pediatras fazem mais de uma vez por saberem que sempre tem atualização”, afirma dra. Virgínia Weffort.

COMO FUNCIONA – O curso, em geral, estende-se por dois dias e é realizado a partir da solicitação das Sociedades de Pediatria Filiadas à SBP. A capacitação visa discutir casos clínicos e orientar os pediatras sobre diversos aspectos da nutrição. Além dos novos temas inseridos, são abordadas questões como avaliação da condição nutricional; aleitamento materno; alimentação complementar; obesidade e síndrome metabólica; e seguimento ambulatorial do recém-nascido pré-termo.

Os participantes também recebem instruções sobre a alimentação do pré-escolar, do escolar e do adolescente; alergia ao leite de vaca; desnutrição energético-proteica; e deficiência de micronutrientes, entre outros assuntos. Além disso, no segundo dia há um espaço para discussão de casos clínicos.