Casos clínicos interativos e novas diretrizes serão discutidos durante 2º Simpósio de Reanimação Pediátrica, em Natal

Temas de grande relevância para os especialistas estarão em debate durante a segunda edição do Simpósio de Reanimação Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Este ano, o evento abrirá a programação do 40º Congresso Brasileiro de Pediatria, no dia 3 de maio, em Natal (RN). Voltado para pediatras e profissionais de saúde, o objetivo do encontro é atualizar os profissionais na reanimação cardiopulmonar da criança e adolescente, com estabilização.

na primeira hora do atendimento e, principalmente, promover o reconhecimento de sinais e sintomas de gravidade com intervenções imediatas para a prevenção de evolução desfavorável do paciente. As inscrições estão abertas e o último prazo com valores reduzidos se encerra em 11 de abril.

ACESSE AQUI O PROGRAMA E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

O coordenador do PALS, dr. Alexandre Rodrigues Ferreira, faz um convite para a participação de todos, lembrando que o curso integra a atividade científica mais importante da área de pediatria no País, que é 40º CBP. “Para promover uma excelente atualização, foram convidados palestrantes que são profissionais com grande experiência no atendimento de situações de urgência e emergência pediátricas e atuam como instrutores do curso Suporte Avançado de Vida em Pediatria da American Heart Association. Por isso, acredito que será uma oportunidade para os pediatras reciclarem seu conhecimento e discutirem temas de grande interesse com experts”, diz.

Entre os temas das principais mesas-redondas a serem apresentadas estão “Atualização nas diretrizes internacionais da ressuscitação”; “Atendimento às situações de emergência e urgência no contexto covid”; “Temas especiais que devemos conhecer na emergência”; e “Questões éticas na RCP”.  

Também serão ministradas conferências sobre “Epidemiologia da parada cardiorrespiratória pediátrica”; “Preparo do ambiente e dinâmica da equipe dentro da sala de emergência”; e “Cuidados na estabilização pós-parada”. 

Para dr. Alexandre Ferreira, a atualização na área é muito importante para os especialistas e a expectativa é de um debate de alto nível. “Temos a expectativa de um grande evento com troca de experiências entre o público participante por meio de discussão de casos clínicos interativos e com atualização das últimas diretrizes sobre a reanimação cardiopulmonar na criança e adolescentes”, enfatiza.