Publicado em 03 de setembro de 2019 - por Cristina Almeida
Toda vez que você for vacinar seu filho, lembre-se: a imunização é um benefício da ciência que a humanidade levou séculos para poder usufruir. No caso da catapora, também conhecida como varicela, os médicos demoraram anos para diferenciá-la da varíola: foi só em 1767 que um cientista inglês, William Heberder, conseguiu provar que se tratavam de doenças distintas.
(...) Quando ela chegou ao Brasil, na década de 1980, cerca de 90% das crianças tinham a doença, geralmente em idade escolar e antes dos 15 anos de idade. Cerca de 300 a 400 delas morriam todos os anos em decorrência de suas complicações. Hoje, os casos reduziram 70%.
(...) Como são feitos o diagnóstico e o tratamento Por ter sinais muito evidentes, a doença é considerada como de fácil reconhecimento. Em geral, basta que o médico ouça a história do paciente e faça o exame físico para definir o diagnóstico. O tratamento visa amenizar os sintomas. E são indicados para esse fim cuidados como higiene da pele, boa hidratação, uso de antitérmico etc.
"As únicas exceções são as complicações neurológicas (encefalite e meningite), ou pacientes que estejam em estado de imunossupressão devido ao tratamento de câncer, por exemplo. Nesses casos, haverá uma intervenção específica", explica Marco Aurelio Palazzi Sáfadi, presidente do Departamento de Infectologia da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).
Os especialistas sugerem que sejam evitados banhos à base de ervas por não existirem comprovação científica sobre seus benefícios.
Nota de pesar: dr. João Tomas de Abreu Carvalhaes
20/02/2025 , 17:52Abordagem da Dor no Recém-Nascido
20/02/2025 , 08:05Inscrições para o exame de Neurologia Pediátrica da SBP se encerr...
19/02/2025 , 18:09Nota de pesar: dra. Maria Ivone Freitas de Oliveira
19/02/2025 , 16:00SBP divulga cronograma e regras das eleições para diretoria 2025-...
17/02/2025 , 16:07PED CAST SBP: "Calendário de Vacinação da SBP"
17/02/2025 , 18:34