"Causou confusão", diz infectologista da Sociedade Brasileira de Pediatria, sobre orientação do MS de suspender vacinação de adolescentes

Publicada em 16 de setembro de 2021. 

Nesta quarta (15), o Ministério da Saúde emitiu uma nota informativa orientando a suspensão da aplicação da vacina contra a covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, e restringindo o seu emprego somente aos adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade, apesar da autorização pela Anvisa do uso da vacina Pfizer/Biontech. 

(...) À CRESCER, o presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Renato Kfouri, disse que é importante que os adolescentes sejam vacinados, mesmo que eles, geralmente, apresentem quadros menos graves, pois, em alguns casos, os jovens podem ter algumas complicações como a covid longa e a Síndrome Inflamatória Multissistêmica, que acaba agravando os casos da doença. 

Além disso, os adolescentes também são transmissores do vírus. "A vacinação está mais do que indicada e recomendada e hoje nós só temos vacinas testadas, explica o médico. Para os pais que ainda sentem receio de vacinar os filhos, o pediatra ressalta que não há motivo para preocupação. "Nessa população, a vacinação é muito segura. Temos mais de 15 milhões de doses aplicadas em todo mundo e um perfil de segurança excelente", diz o especialista. 

Lei a íntegra da matéria aqui