Ciência à Mesa: nova edição aborda hepatotoxicidade

Os associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) puderam conferir a transmissão exclusiva do projeto “Ciência à Mesa”, na última terça-feira (02). Nesta edição, foi debatido o tema “Hepatotoxicidade: o que o pediatra precisa saber”, com a participação das especialistas do Departamento Científico (DC) de Hepatologia da SBP, dras. Renata Seixas e Marise Elia de Marsillac. A moderação do evento ficou por conta da presidente do DC de Hepatologia, dra. Gilda Porta.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR NA ÍNTEGRA

O evento teve como objetivo apresentar aos pediatras os principais aspectos da hepatotoxicidade – lesões hepáticas induzidas por drogas, que podem causar alterações funcionais e morfológicas. Durante as apresentações, a dra. Renata explicou como reconhecer os mecanismos que provocam as lesões hepáticas; a incidência do quadro na população pediátrica; quais os principais medicamentos que causam essas lesões nas crianças e adolescentes; entre outros.

Em seguida, a dra. Marise realizou a exposição de casos de hepatotoxicidade na infância, desde o diagnóstico, tratamento até a evolução e melhora clínica dos pacientes. Na explicação, a especialista expôs os principais pontos que o pediatra deve se atentar na condução desses quadros.

A edição foi encerrada como uma sessão de perguntas e respostas, em que as especialistas responderam às principais dúvidas dos participantes, que enviaram suas questões via chat.

CIÊNCIA À MESA - Esse projeto online exclusivo da SBP tem como intuito explorar a relação da pediatria com diferentes temas e pautas relevantes para os profissionais da área. Para isso, debates sobre casos clínicos, resultados de exames e interações entre autoridades no assunto são promovidos em encontros mensais.