Ciência e inovação marcam o 2º Simpósio de Microbioma e 4º Simpósio SOESPE

O intenso debate, proporcionado por meio de uma programação científica e organizada, e a oportunidade de especialistas discutirem a importância do microbioma para a saúde das crianças, foram a chave para o sucesso do 2° Simpósio de Microbioma e 4º Simpósio SOESPE – Highlights em Pediatria 2023, promovidos pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ocorridos durante os dias 15 e 17 de junho, Vitória (ES).

As avaliações foram feitas pela presidente do Simpósio Microbioma, dra. Roberta Paranhos Fragoso, e pela presidente da Sociedade Espiritossantense de Pediatria (SOESPE), dra. Carolina Strauss. “O simpósio permitiu a discussão de temas importantes e atuais, relacionados ao microbioma e a saúde infantil. Estudos recentes têm mostrado que o microbioma está diretamente relacionado com o sistema imunológico, com a digestão dos alimentos. Parabenizamos a SBP e a SOESPE pela organização e pela iniciativa em promover temas importantes para a saúde da criança”, destacou dra. Roberta.

“Na sala em que se discutiu sobre o microbioma, as perguntas que vieram à tona foram: ‘como modificar, influenciar e intervir no microbioma?’. Já na sala da SOESPE tratamos de temas da gastroenterologia pediátrica, alergia e imunologia pediátrica e nutrologia pediátrica. Todas as aulas foram elogiadas e serviram para uma atualização incrível dos profissionais presentes. Todos os palestrantes estão de parabéns”, elogiou a dra. Carolina.

Os eventos aconteceram de forma simultânea e contaram com a participação de 252 pediatras de todo o Brasil. Para o 2° secretário da SBP, dr. Rodrigo Aboudib, o evento cumpriu seu dever em sua primeira edição presencial. “Foi maravilhoso, especialmente, porque o tema é bastante atual e pudemos, ainda, ter contato com os outros colegas. Fazer ao vivo e a cores é excelente. Entendo que o simpósio cumpriu seu propósito: difundir conhecimento técnico para todos os pediatras do Brasil”, destacou.

Programação - Durante o evento foram abordados temas como “Microbioma e os distúrbios gastrointestinais funcionais”, a “Influência da alimentação na modificação do microbioma: aspectos prático”, o “Impacto do aleitamento materno na formação do microbioma do lactente: repercussões para a saúde em curto e longo prazo”, e o “Futuro dos bióticos na prática pediátrica”.

Foram ainda explanados os distúrbios de comportamento alimentar na infância e adolescência; vacina contra covid em crianças; diferenciação de infecções corriqueiras da infância e de erros inatos da imunidade. Integraram a comissão científica os presidentes:  dr. Antonio Condino Neto (DC Imunologia), dra. Cristina Helena Targa Ferreira (DC Gastro), dra. Fabíola Isabel Suano de Souza (DC Nutrologia), dra. Gilda Porta (DC Hepatologia), dr. Herberto José Chong Neto (DC Alergia) e dr. Rubens Feferbaum (DC Suporte Nutricional).