Com apoio da SBP, campanha #SemAbusos #MaisSaúde inicia segunda fase para conscientizar sobre violência sexual

Como proteger as crianças do abuso sexual e outras formas de violência de forma presencial e virtual? A pergunta norteia a segunda fase da iniciativa  #SemAbusos #MaisSaúde, promovida pelo Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência e Saúde (CEIIAS), com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O lançamento da campanha ocorreu na última terça-feira (26), de forma on-line, com uma roda de debate com especialistas no tema. A transmissão está disponível para acesso clicando aqui.

“Criança nenhuma é um robô ou algoritmo. Estamos vivendo cada vez mais em bolhas digitais e as crianças querem fazer parte disso. Temos que estar alertas. Mais que tempo, espaço, nutrientes e condições saudáveis para o crescimento e desenvolvimento pleno, elas precisam do amor, afeto, cuidado e proteção e isso não se encontra nas imagens das telas”, ressaltou a diretora do CEIIAS e coordenadora do Grupo de Trabalho Saúde Digital da SBP, dra. Evelyn Eisenstein.

Durante sua apresentação, a dra. Evelyn pontuou os marcos das necessidades fundamentais durante a infância e adolescência; formas de violência social e sexual e suas complicações e efeitos nas vítimas; riscos digitais; e principais canais de denúncia.

Em seguida, uma série de quatro vídeos foi lançada: três vídeos direcionados a profissionais que atuam no sistema Judiciário, profissionais vinculados ao setor público e governamental, jornalistas, comunicadores e profissionais da tecnologia e sistemas de suporte; e um para auxiliar crianças e adolescentes de contextos sociais difíceis a se defenderem. Confira os vídeos em: https://ceiias.org.br/semabusos/ 

Também estiveram presentes: o membro do Departamento Científico de Neurologia da SBP e um dos diretores da Rede ESSE Mundo Digital, dr. Eduardo Jorge Custódio da Silva; a consultora de pesquisas da Childhood, Anna Flora Werneck; e a advogada especialista em Segurança Digital para crianças e adolescentes, Alessandra Borelli.