Com apoio logístico e técnico da SBP, Iniciativa Hospital Amigo da Criança realiza oficina para formação de novos avaliadores no Rio de Janeiro

O 1º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Ferreira Liberal, representou a entidade durante a abertura da oficina para formação de novos avaliadores da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). A ação, ocorrida entre os dias 2 e 6 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ), teve como objetivo formar profissionais para realizar avaliações externas nos hospitais já habilitados e nos que desejam aderir à IHAC, que confere um título de qualidade aos hospitais que cumprem critérios destinados à garantia do aleitamento materno e ao cuidado humanizado da mulher e criança durante o pré-parto, parto e o pós-parto.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA MAIS SOBRE A IHAC

Na oportunidade, o representante da SBP agradeceu a receptividade de todos os presentes e ressaltou o compromisso basilar da entidade com a amamentação. O evento contou com o apoio logístico e técnico da SBP. Segundo destacou o especialista, a Sociedade está de portas abertas para dialogar e construir caminhos em busca de alcançar, cada vez mais, índices melhores de aleitamento materno no Brasil.

“Entre algumas das iniciativas promovidas pela SBP nessa área, idealizamos a campanha anual do Agosto Dourado; o site Pediatria para Famílias, que contém textos sobre amamentação voltados ao público em geral; o programa Famílias em Pauta, com um episódio sobre os direitos da mulher trabalhadora que amamenta; podcasts especiais; e inúmeras outras ações. A SBP tem atuado continuamente para ser uma referência de informação de qualidade para a população”, disse. Dr. Edson Liberal. Ele também salientou as ações em prol da defesa da pediatria, entre elas a inclusão do pediatra na Atenção Primária à Saúde e a luta pelo aumento das coberturas vacinais no país.

Já a presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), dra. Conceição Salomão, que também atuou como uma das coordenadoras da atividade, frisou a importância da parceria para o avanço da assistência na região. “Nesta semana, estamos formando 13 novos avaliadores imbuídos da missão de auxiliar na promoção do aleitamento materno no Estado do Rio de Janeiro, incluindo todas as famílias, sem exceção”, ressaltou a pediatra.

Na ocasião, também participaram da sessão de abertura da oficina: a assessora técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde, Renara Araújo; assim como a superintendente de Atenção Primária da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ), Halene Armada; e a representante da Coordenação da Área Técnica de Saúde das Crianças da SES/RJ, Anna Rigato.

“No Brasil, contamos com 317 maternidades com o título de IHAC Esse dado corresponde a 10% dos hospitais que fazem partos no País e a aproximadamente 25% dos nascimentos. As evidências mostram que crianças nascidas nessas maternidades têm mais chances de serem amamentadas e amamentadas por mais tempo. Além disso, elas sofrem menos intervenções desnecessárias, como aspirações pós-parto”, enfatizou a dra. Renara Araújo.

CAUSA PÉTREA – Ao longo dos últimos meses, a SBP tem promovido a Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância (NBCAL) em seus eventos científicos. Banners com diferentes mensagens têm sido dispostos em locais estratégicos para reforçar tópicos da legislação.

“O aleitamento materno é causa pétrea da SBP. Nós, pediatras, temos compromisso com a promoção, proteção e apoio à amamentação. Essa prática produz inúmeros benefícios para as crianças, para as famílias e para o planeta como um todo”, reforçou o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.