Com participação da SBP, GT do Governo Federal sobre uso consciente de telas realiza primeira reunião

Com o objetivo de construir um repositório dos principais documentos nacionais e internacionais sobre a proteção social de crianças e adolescentes no mundo digital, a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Secretaria de Políticas Digitais, vinculada à Secretaria de Comunicação Social (Secom), foi realizada em 5 de abril. O encontro, que ocorreu de forma virtual, contou com a participação da Dra. Evelyn Eisenstein, coordenadora do GT de Saúde Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Durante a reunião, foram apresentados os membros do GT e o cronograma de trabalho. Além disso, o GT tem como objetivo elaborar um guia para orientar familiares, cuidadores e educadores, e debater possíveis políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção ao público mais vulnerável.

De acordo com a pediatra, o ano será de muito trabalho, com encontros semanais ou quinzenais pelos próximos meses. “Muitas reuniões de trabalho pela frente, com compromisso com a saúde, a proteção social e a prevenção dos riscos que temos observado na Internet e em plataformas digitais para nossas crianças e adolescentes. A SBP tem trazido essa temática há quase dez anos e é fundamental a criação de políticas públicas para prevenir o uso excessivo de telas e a conscientização da sociedade sobre a seriedade do assunto”, enfatizou a dra. Evelyn Eisenstein.

O GT foi criado em dezembro de 2023 e, em março deste ano, foi publicada a portaria no Diário Oficial da União no qual designava a dra. Evelyn como integrante do grupo. São integrantes do GT também membros de sete ministérios e 19 representantes da sociedade civil, academia e entidades de reconhecida atuação no assunto.