Comissão de Defesa Profissional da SBP debate metas para 2023, valorização dos pediatras e regionalização das ações

A Diretoria de Defesa da Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realizou a sua primeira reunião do ano, de forma on-line, para debater o planejamento que norteará o trabalho do grupo em 2023. O saldo do encontro, ocorrido na última semana de março, foi a consolidação objetiva de metas que visam valorizar o trabalho dos pediatras e fortalecer a qualidade da assistência fornecida a crianças e adolescentes.

Conforme destacou o diretor de Defesa Profissional da SBP, dr. Fábio Guerra, um dos eixos centrais acordado pelo grupo é ampliar a luta em prol da inserção dos pediatras junto aos Serviços de Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS). “Para alcançar esse objetivo, vamos investir na descentralização. O intuito é criar núcleos em cada região do País, para que haja mais capilaridade e autonomia nas ações. Os problemas vivenciados em cada localidade até podem compartilhar semelhanças entre si, mas há particularidades regionais que precisam ser observadas e discutidas”, explica.

Os próximos passos desse planejamento incluem a elaboração de um cronograma de reuniões mensais e a criação de canais diretos de comunicação que integrem os componentes da Comissão, da diretoria da SBP e, posteriormente, os coordenadores regionais. De acordo com o diretor financeiro da SBP e diretor adjunto do grupo, dr. Sidnei Ferreira, a diretoria também planeja a criação de núcleos regionais. 

“Para aprimorar ainda mais as estratégias de luta e de ampliação do alcance nacional das ações, também vamos retomar as ações junto ao Ministério da Saúde e Conselhos das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde para inclusão do pediatra na Atenção Básica.  Além disso, a SBP intensificará a adoção de medidas cabíveis, em conjunto com o seu Departamento Jurídico, quando verificar o descumprimento do pagamento diferenciado para as consultas de puericultura, por exemplo”, ressalta ele.

A atuação junto às Câmara Técnica de Defesa Profissional da AMB e Câmara Técnica da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) da AMB também foram debatidas no encontro. Durante a reunião, ainda foi discutido, para os próximos meses, o desenvolvimento de uma campanha de esclarecimento para a população e comunidade médica em geral sobre a suposta falta de pediatras no Brasil. 

“Essa informação não é verdadeira. O País tem especialistas disponíveis, mas há alguns anos o que acontece é a substituição dos pediatras dentro dos serviços de saúde por outros profissionais médicos e mesmo por não médicos. É preciso aprofundar e esclarecer esse debate”, finalizou o presidente da SBP, dr. Clóvis Constantino.