COMUNICADO URGENTE - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA | ADIAMENTO DO 18º CONGRESSO BRASILEIRO DE PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul manifestam profundo pesar e solidariedade às famílias afetadas e a toda população do Estado, em virtude dos recentes acontecimentos climáticos extremos, que culminaram na declaração de estado de calamidade pública no município de Porto Alegre ( Decreto Estadual Nº 57.596, de 1º de maio de 2024; e Decreto Municipal Nº 22.647, de 2 de maio de 2024 ), caracterizando uma das maiores tragédias regionais em memória recente.

A tragédia climática que atingiu grande parte do Estado do Rio Grande do Sul chegou a uma situação muito triste e histórica. A região metropolitana da capital tem sido afetada. O aeroporto está fechado, toda a região central e os acessos à cidade foram atingidos pela inundação. A estação de tratamento de águas está com suas bombas comprometidas, há sinais iminentes de restrições no transporte e nos serviços básicos, assim como no abastecimento de gêneros alimentícios.

Considerando que a situação atual não permite a realização do 18º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica entre os dias 8 e 10 de maio, em Porto Alegre, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), seguindo as orientações das autoridades locais e fundamentadas no Art. 393 do Código Civil, vê-se obrigada a adiar a realização do referido evento científico. Esta decisão difícil, mas necessária, é tomada com respeito e o compromisso de que temos com a segurança e o bem-estar de todos.

Informamos que serão divulgados novos comunicados sobre o reagendamento do congresso, no menor tempo possível, garantindo transparência em todas as etapas e decisões futuras.

A SBP e todos os pediatras brasileiros, nesse momento dramático, se assumem cidadãos gaúchos. Somos todos Rio Grande!


Rio de Janeiro, 4 de maio de 2024.

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)