Uma das conferências do segundo dia do 40º CBP, realizado nesta quinta-feira (5) abordou a “Puericultura no século XXI: Enfrentando os desafios da contemporaneidade''. Presidida pela dra. Anamaria Cavalcante e Silva, presidente da Sociedade Cearense de Pediatria, o debate teve início com o palestrante dr. Ney Marques Fonseca, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “A Puericultura é o cerne da pediatria. É aquilo que nos faz médicos diferentes, porque o pediatra é aquele que interpreta o olhar, a mãozinha de uma criança”, disse dra. Anamaria, ao abrir o evento.
Passando pelo conceitos, retrospectiva e desafios da pr, dr. Ney Marques trouxe, saudosamente, parte de seus longos anos de experiência para exemplificar suas falas. Falou com propriedade como a desigualdade social no Brasil e em países populosos, como China e Índia, atinge a saúde das crianças e adolescentes. Além disso, mencionou como as transformações sociais afetam o dia a dia e, consequentemente, o bem-estar infantojuvenil.
Durante a retrospectiva, fez um arrazoado histórico, resgatando os aspectos de sociedades passadas que deram origem ao termo puericultura, que significa “criação da criança”. “Hoje, englobamos uma só pessoa para cuidar da criança, então o termo ‘puericultura’ é muito mais simbólico, e, atualmente, o pediatra faz esse papel”, explicou.
Além disso, mostrou como o avanço nas vacinas mudou o perfil das doenças encontradas nos consultórios médicos. Não se vê mais doenças já erradicadas, como coqueluche, sarampo e afins. Por outro lado, o grande salto tecnológico trouxe consigo o surgimento de doenças comportamentais, como depressão e ansiedade. Segundo ele, o aumento do tempo de exposição de telas começou a mostrar sinais preocupantes entre crianças e adolescentes.
Finalizou seu discurso com palavras de afeto pela querida profissão que exerce. “Me sinto plenamente realizado, e cada paciente que atendo é um desafio para mim. Cada pequeno problema que eu resolvo, me sinto extremamente feliz. Cada criança que eu consigo transformar me deixa muito gratificado e me dá forças para continuar trabalhando na pediatria com o mesmo amor e ímpeto de quando comecei a profissão. A pediatria é um eterno amanhecer. Em um cenário tão difícil que vivemos hoje, a pediatria é sempre uma fonte de renascimento e queria parabenizar vocês,” disse.
PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06