O novo Relatório de Gestão 2022-2024 da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) traz um panorama detalhado dos primeiros 19 meses da atual gestão, abrangendo o período de junho de 2022 a dezembro de 2023. Em suas 136 páginas, o relatório oferece uma visão abrangente das atividades realizadas, incluindo gráficos, imagens e uma descrição minuciosa de todas as ações.
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No editorial, o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, destaca os desafios sem precedentes que marcaram a fase “pós-pandemia” – com a acentuada queda das coberturas vacinais das crianças e adolescentes e ameaça de reemergência de doenças controladas, além dos reflexos do isolamento e a ausência de atividades presenciais na saúde física quanto a mental – o que exigiu uma resposta rápida e eficaz dos pediatras.
“Apesar de tudo isso, a SBP, com seu compromisso inabalável com a saúde infantojuvenil, intensificou esforços para reverter essa tendência, valendo-se de sua credibilidade, de instrumentos de conscientização e de parcerias estratégicas, reforçou a importância das imunizações”, enfatizou.
Nesse contexto, dr. Clóvis ressalta a articulação com o Ministério da Saúde, Secretarias Municipais de Saúde, além de outras importantes instituições, como os Tribunais de Contas, e o diálogo frequente com pediatras, autoridades, comunicadores e toda a comunidade para debater questões relacionadas ao desenvolvimento e crescimento saudável das crianças e adolescentes.
SBP EM NÚMEROS – Entre junho de 2022 e dezembro de 2023, a entidade delineou e implementou estratégias e ações focadas na expansão e defesa da especialidade. Cerca de 350 encontros foram realizados no período, envolvendo reuniões de Diretoria Executiva, Conselho Superior, Conselho Curador da FSBP, CEXTEP, CEXTEN, presidentes de Filiadas, Academia Brasileira de Pediatria (ABP), assembleias e fóruns da ABP, além de representações institucionais.
Já no campo da educação continuada, a entidade tem intensificado seu compromisso de disseminação do conhecimento científico. Mais de 120 documentos científicos foram elaborados. Além disso, a conexão via eventos científicos foi um fator determinante para a qualificação dos pediatras em todos os níveis de atenção. No total, 16 eventos científicos foram promovidos, contemplando as modalidades on-line e presenciais.
Outra tônica da SBP para enfrentar os atuais desafios na promoção de saúde e qualidade de vida das crianças e adolescentes foi a elaboração de campanhas institucionais. O objetivo foi alcançar ampla repercussão, por meio das mídias da SBP e também dos veículos de imprensa, e colaborar para a disseminação de conhecimento. Diversas campanhas foram desenvolvidas, com abordagens sobre hesitação vacinal, aleitamento materno, fake news sobre vacinação, valorização dos pediatras, entre outros.
A SBP também marcou presença em campanhas de outras instituições para ampliar mensagens que se relacionam com o compromisso da entidade. Entre as ações apoiadas oficialmente, estão: De Olho no Olhinhos, idealizada pelos jornalistas e apresentadores Tiago Leifert e Daiana Garbin; Vacinar para não voltar – “Paralisia infantil: a ameaça está de volta”, promovida pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm); 24 Horas pelo Diabetes, realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO); Pernalonga e sua turma pela vacinação, desenvolvida pela Warner Bros e Pfizer Brasil; entre outras.
PEDIATRIA PARA FAMÍLIAS – Aperfeiçoar estratégias de comunicação e diversificar os caminhos que conectam a SBP aos pacientes pediátricos e seus familiares são metas elencadas como essenciais pela gestão 2022-2024. Desse modo, o Pediatria para Famílias, site idealizado para orientar especificamente pais e responsáveis sobre as questões relacionadas à saúde e ao bem-estar na infância e adolescência, foi potencializado por meio da criação de duas novas iniciativas congregadas à plataforma.
Uma delas é o Família em Pautas, programa audiovisual mensal que apresenta conteúdo sobre qualidade de vida e saúde com foco na realidade das crianças e dos adolescentes. Concebido como um espaço de diálogo entre os pediatras e a população em geral, cada edição conta com a presença de membros dos Departamentos Científicos e dos Grupos de Trabalho da SBP. Atualmente, 26 episódios estão disponíveis a todos por meio do canal da SBP no YouTube e do site oficial da entidade, totalizando mais de 16 mil visualizações.
Também foi um período para consolidar o PedCast, um podcast de episódios periódicos, que aborda temas variados a respeito de estratégias de promoção da saúde e cuidados, sempre voltados ao público infantojuvenil. Gravado com linguagem acessível a pais, responsáveis, cuidadores e educadores, a iniciativa já conta com mais de 40 episódios e está disponível no Spotify e SoundCloud.
PED CAST SBP | "Neuroblastoma"
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