Conselho Superior da SBP se reúne de forma on-line para deliberações

 Aconteceu no último sábado (3) a reunião do Conselho Superior da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), de forma virtual. Com 34 participantes, a pauta abrangeu as aprovações das atas dos últimos Conselhos e a avaliação e aprovação do Plano Orçamentário de 2023.

Abrindo o encontro, o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino comentou sobre o recurso negado pelo Conselho Superior do Ministério Público à médica Maria Emília Gadelha contra a instauração de um inquérito que investiga sua conduta por falsas alegações sobre a vacinação de crianças contra a covid-19. Com isso, o inquérito instaurado em agosto pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Capital segue em tramitação.

Em seguida, em atendimento à solicitação feita na última reunião dos presidentes de filiadas da SBP, dr. Clóvis anunciou a realização de uma live de atualização sobre vacinas contra covid-19 em Pediatria, no dia 19 de dezembro (segunda-feira), das 19h30 às 21h, e que será conduzida pelo presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri.

“Será muito importante que todos estejam presentes e convidem os pediatras de seus estados para participar e esclarecer as dúvidas. Será uma imersão no tema conduzido por quem mais entende do assunto”, convocou dr. Clóvis.

Em seguida, a secretária-geral da SBP, dra. Maria Tereza Fonseca da Costa colocou para aprovação as atas das últimas reuniões do Conselho Superior. Ela também informou que o calendário dos editais de exames de áreas de atuação e do TEP, para 2023, será repassado em breve e que a metodologia de aplicação da prova será online.

Na sequência, o diretor financeiro da SBP, dr. Sidnei Ferreira, apresentou o Plano Orçamentário de 2023, que foi aprovado por unanimidade. Ao final, o diretor científico da SBP, dr. Dirceu Solé, informou a modificação do nome do Departamento Científico (DC) de Terapia Intensiva para Medicina Intensiva Pediátrica. A troca atende a um pedido dos membros do DC, uma vez que o certificado do exame de título de área de atuação já vinha com esse nome.