O Conselho Superior da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realizou no último sábado (11) o primeiro encontro online do grupo, formado por mais de 60 especialistas de todo o País. Durante a sessão, foram debatidos temas como eventos, os concursos de títulos, ações para o Dia do Pediatra e a Defesa Profissional. Na abertura, a presidente da instituição, dra. Luciana Rodrigues Silva, pediu um minuto de silêncio em homenagem aos pediatras brasileiros que faleceram em virtude da COVID-19.
Após a homenagem, a pediatra falou sobre a pandemia e como os especialistas estão enfrentando esse momento tão único e delicado. Na oportunidade, também destacou a grande satisfação em conduzir uma organização centenária, e que neste ano completa 110 anos. “Temos dedicado muitas horas das nossas vidas em prol da SBP e procurando fazer sempre o melhor possível. Essa instituição tem a alma da criança, exatamente por sua criatividade, do enfrentamento dos desafios e da teimosia em continuar lutando sempre em busca do melhor", declarou dra. Luciana.
A presidente também apresentou as ações da campanha de 2020 para o Dia do Pediatria – celebrado em 27 de julho –, que serão realizadas no formato online em virtude da pandemia. A campanha foi baseada em dois conceitos: o de confortar o pediatra, a fim de estimular a sua resiliência; e o de cuidar dele, porque tem sido sistematicamente um herói, especialmente no atual contexto.
Entre as ações previstas estão a divulgação de cards que valorizem e motivem os profissionais; a mobilização em prol dos interesses dos pediatras por meio da diretoria de Defesa Profissional; a divulgação do novo site da entidade; lançamento do 4º relatório anual de gestão; além da estreia de cursos à distância sobre puericultura, defesa da pediatria e condutas pediátricas e casos clínicos no pronto atendimento e na UTI.
Na oportunidade, dra. Luciana falou também sobre a realização do primeiro evento online da SBP, o “1º Congresso Brasileiro de Pediatria On-line”, em outubro, cujo tema será “O pediatra rumo ao futuro”. O símbolo do Congresso foi inspirado na flor dente-de-leão, que é conhecida por trazer esperança, e pensado por representar a infância em seu sonho. Os Departamentos Científicos já enviaram sugestões de temas e o programa científico será divulgado em breve.
DEFESA DA PEDIATRIA – Em sua exposição, o diretor de Defesa Profissional da SBP, dr. Fábio Guerra, abordou quais ações a diretoria tem pensado em prol da pediatria para amenizar e facilitar o cotidiano do profissional. “A Defesa da Pediatria vai muito além da Defesa Profissional. Precisamos trabalhar tanto a defesa do pediatra quanto a defesa das crianças e dos adolescentes”, enfatizou.
O diretor informou que a SBP tem trabalhado para responder às demandas dos pediatras. “Um grande ponto que temos conversado bastante é sobre a retomada do pediatra e do seu papel na assistência primária, secundária e terciária para todas as crianças e adolescentes. Temos visto recentemente algumas ações que têm nos preocupado muito. As políticas não têm sido favoráveis aos pediatras nesses níveis de atenção, especialmente, na primária”, criticou.
Para conseguir essa inserção, o diretor reforçou que será necessário reforçar as ações políticas da instituição, por meio de encontros com o Ministério da Saúde, mas ressaltou que cada especialista, na sua competência e possibilidade, também pode atuar junto aos gestores estaduais e municipais. Além disso, ele enfatizou a importância do trabalho de comunicação para os profissionais e para a sociedade, mostrando a relevância do pediatra.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA – Já o Diretor de Departamentos Científicos, dr. Dirceu Solé, fez uma breve exposição sobre as produções científicas publicadas desde a última reunião do Conselho Superior, em outubro de 2019. Em termos de atividades online, a SBP realizou 18 lives, participou de três lives com outras sociedades e concretizou quatro webinares promovidos.
“O grande auge da produção científica nos últimos tempos foram as notas de alerta sobre COVID-19: tivemos 58 notas em quatro meses. Nada disso teria acontecido se não fosse o envolvimento e a participação ativa dos presidentes e membros dos Departamento Científicos e os coordenadores dos Grupos de Trabalho”, enfatizou dr. Dirceu.
Além disso, houve a criação de novos Grupos de Trabalho: Doenças Inflamatórias, Biológicos em Pediatria e Cirurgia Pediátrica. Nesse um ano de segunda gestão, foram apresentados também os cursos à distância de genética, pediatria, nutrologia, aleitamento materno, imunizações, desenvolvimento infantil, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e atualização sobre COVID-19.
EXAMES E EVENTOS – Outros dois tópicos apresentados e debatidos foram os relacionados aos exames de títulos, tais como Título de Especial em Pediatria (TEP), Título de Especialista em Pediatria – Avaliação Seriado, Título de Especial em Neonatologia (TEM), e os eventos dos dois próximos anos.
A pedido da Associação Médica Brasileira (AMB), os concursos terão que ser realizados ainda esse ano e, por isso, as comissões que cuidam dessa área estão trabalhando para verificar como as provas serão realizadas. Em relação aos eventos, a Diretoria responsável anunciou as possibilidades de calendário para os próximos congressos e simpósios.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12