Consulta pública convida pediatras para discutirem presença da família durante reanimação neonatal

Até o dia 14 de dezembro, está aberta a consulta pública mundial, promovida pelo International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR), sobre a presença da família durante a reanimação neonatal. A convocatória, conhecida como Consensus on Science with Treatment Recommendations (CoSTRs), é um processo contínuo de avaliação que garante a disseminação de evidências científicas sobre as recomendações de tratamento.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA CONSULTA PÚBLICA

Atualmente o ILCOR conta com profissionais de diversos países. Representando o Brasil, participam as dras. Maria Fernanda Branco de Almeida e Ruth Guisburg, coordenadoras do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Na avaliação da dra. Maria Fernanda, que faz parte do ILCOR desde 2007, esta consulta pública é uma das maiores e mais completas revisões que existem sobre o tema. “É uma solicitação essencial de contribuição mundial, a partir do material produzido por um grupo de especialistas de países diferentes, do qual eu e a dra Ruth fazemos parte. Produzimos uma extensa e sistemática revisão bibliográfica sobre diversos fatores a respeito do assunto, a partir de uma metodologia muito bem estabelecida”, conta.

A partir da leitura desse material, informa ela, as pessoas podem analisar e deixar os seus comentários publicamente. “O objetivo é chegarmos em um consenso sobre a recomendação do que seria mais adequado a respeito da presença ou ausência dos familiares durante a ressuscitação neonatal, seja no momento do parto ou não”, explicou.