O resultado positivo atingido neste ano pela Unimed Litoral Itajaí, em Santa Catarina (SC), fez com que a cooperativa médica concedesse um aumento na tabela de honorários dos pediatras associados. Nas consultas eletivas, por exemplo, o reajuste de 2017 chegou a ser de 99,1% em relação ao ano anterior. Já a puericultura e outros procedimentos médicos sofreram reajuste de 79,8%.
As informações foram apresentadas aos associados por meio de ofício distribuído no último dia 22 e assinado pelo presidente da Unimed Litoral, dr. Sérgio Malburg Filho. No documento, ele afirma que “o aumento é fruto do comprometimento dos cooperados e de medidas administrativas da gestão”.
"Essa é uma política da Unimed no intuito de valorizar a consulta dos médicos. Acredito que isso trará mudanças, como melhoria no atendimento de consultório por parte dos pediatras, refletindo assim na qualidade da saúde das crianças e adolescentes do nosso estado", destaca o dr. Sérgio.
Na avaliação do diretor de Convênios da Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP), dr. Remaclo Fischer Júnior, um importante entendimento entre a categoria e a cooperativa foi o reconhecimento da puericultura. “A atual gestão é eficiente e está permitindo investir na puericultura, com valores dignos e que permitem o bom exercício da pediatria”, comentou ele, ao incentivar que os pediatras divulguem o bom exemplo da Unimed SC para que outras cooperativas vejam que é possível “administrar com qualidade e benefício dos cooperados”.
REIVINDICAÇÃO NACIONAL – O diretor de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Marun David Cury, elogiou a decisão da Unimed Litoral e destacou que a valorização dos pediatras brasileiros tem sido uma constante luta do atual grupo gestor da instituição, que tem buscado melhorias nas condições de trabalho e remuneração mais digna.
“Uma consulta valorizada dá condições ao pediatra de atender em seu consultório por um valor digno. Isto é, atendendo em média uma a duas consultas por hora, ele terá condições de viver apenas do seu consultório médico. Todo pediatra quer uma remuneração digna”, frisa.
Segundo ele, se todas as operadoras agissem dessa forma, “não haveria o grave problema de superlotação nas emergências dos prontos-socorros, correndo riscos de as crianças adquirirem infecções, uma vez que esse tipo de consulta não é equivalente à do consultório de puericultura. “Essa é a nossa luta na Defesa Profissional para os pediatras brasileiros”, conclui.
Confira a nova tabela de honorários médicos da Unimed SC:
PED CAST SBP | "Neuroblastoma"
11/11/2024 , 16:20Pediatras promovem live sobre vacinação no adolescente
07/11/2024 , 13:21GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
06/11/2024 , 16:17PRN-SBP capacita mais de 350 profissionais de saúde de Alagoas e ...
06/11/2024 , 16:16PED CAST SBP: "Os cuidados com o bebê prematuro"
04/11/2024 , 18:41SBP lança Diretriz para avaliação e tratamento de dores comuns em...
04/11/2024 , 17:19