Coordenador da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano recebe um dos mais importantes prêmios da saúde mundial

A Organização Mundial da Saúde (OMS) conferiu um dos mais importantes prêmios da área, o Dr. Lee Jong-wook de Saúde Pública, ao pesquisador brasileiro João Aprígio de Almeida, que coordena a Rede Brasileira de Banco de Leite Humano (rBLH) da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

A premiação foi concedida devido ao sucesso do programa que disponibiliza leite materno a recém-nascidos de baixo peso (menos de 2,5 kg) e tornou-se referência global por aliar baixo custo e alta tecnologia que é exemplo internacional. Atualmente, mais de 20 países replicam o modelo brasileiro, entre eles, Rússia, Índia, China, África do Sul, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Doutor em Saúde Pública, Aprígio de Almeida trabalha há 34 anos na Fiocruz. “O Brasil tem um trabalho inovador e estamos empenhados em ampliar essa rede dentro e fora do país. É uma satisfação contribuir para a redução da mortalidade infantil”, afirma.

PRODUÇÃO – Atualmente, a rede brasileira possui 225 bancos de leite humano e 212 postos de coleta, além da retirada domiciliar em alguns estados. São aproximadamente 160 mil litros de leite humano distribuídos todos os anos a recém-nascidos de baixo peso.

Entre 1990 e 2017, a taxa de mortalidade na infância no país (menores de 5 anos) diminuiu de 53,7 para 13,4 óbitos por mil nascidos vivos. Evidências científicas indicam que bebês prematuros e/ou com patologias que se alimentam de leite humano no período de privação da amamentação possuem mais chances de recuperação e de terem uma vida mais saudável. Com o leite materno, o bebê prematuro ganha peso mais rápido, se desenvolve com mais saúde e fica protegido de infecções. 

HOMENAGEM - Em 2019, dr. João foi homenageado no 2º Simpósio de Aleitamento Materno da SBP. Na época, ele foi o presidente de honra do evento que ocorreu no dia 8 de outubro, em Porto Alegre (RS), concomitantemente ao 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP).

A presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, enfatiza que o trabalho ininterrupto do dr. João Aprígio "é um exemplo que deve ser conhecido amplamente pelos pediatras brasileiros".

(Com informações da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e do Ministério da Saúde)