CORONAVÍRUS: Importância das brincadeiras

Durante esse período de isolamento social, os pais encontram-se com as crianças em casa em tempo integral. Elas estão acostumadas com as escolas eminentemente lúdicas, razão de já estarem solicitando retorno. Nas redes sociais, a solidariedade está forte, orientando os pais com sugestões de brincadeiras infantis, leituras, impressões para colorir, danças e cozinha comunitária. Enfim, todos facilitando esse convívio domiciliar por tempo indeterminado.

Gostaria, no entanto, de comentar aqui qual a importância destas brincadeiras?

Inicialmente, esse período de convivência familiar resgatará o convívio saudável que toda criança precisa encontrar. As brincadeiras alimentam o espírito imaginativo e exploratório. No “faz de conta”, a brincadeira passa a ser a verdade, no tempo e espaço devidos.

Aproveitem para trabalhar a frustração. Não precisam deixá-lo ganhar todas as vezes. Seu filho precisa perceber a verdade das pessoas, principalmente, num jogo. Imitem personagens e fiquem atentos às preferências deles.

A brincadeira é a forma infantil de dar significado a momentos de crise. Quanto mais se expande o tempo para o lúdico, maiores serão as chances de as crianças conquistarem o equilíbrio dinâmico nas relações pessoais. A brincadeira permitirá elaborar vínculos afetivos e sociais, devolvendo a criatividade e interesse pelo aprendizado.

Portanto, invistam nas brincadeiras, nas conversas, nos estímulos e aproveitem para separar um espaço ideal dentro de sua casa para esses momentos de lazer. Posteriormente, quando retornarmos às condições normais de convivência, mostraremos a necessidade de a vida seguir seu curso normal, mas com certeza, essas relações já terão sido diferentes, para melhor!

Por Helita Azevedo - pediatra 

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Sobape