Diversas evidências apontam para a efetividade do uso de broncodilatadores de curta duração com espaçador nas crises agudas de asma, quer seja no domicílio ou nos prontos atendimentos, em crianças com crises leves ou moderadas.
Além disso, estes dispositivos são frequentemente utilizados para uso de corticosteroides inalatórios e/ou broncodilatadores de longa duração em tratamentos profiláticos.
No atual cenário de pandemia pelo SARS-COV2, o uso de nebulizadores deve ser desencorajado pelo risco de formação de aerossóis, com um possível risco para propagação da infecção por este vírus.
Este documento, não objetiva discutir o tratamento da crise de asma nas crianças, mas fazer uma orientação do uso dos aerossóis dosimetrados e dos espaçadores, buscando responder dúvidas frequentes no seu uso.
1. QUEM DEVE USAR ESPAÇADOR PARA O USO AEROSSOIS DOSIMETRADOS?
Em princípio, todas as crianças que não conseguem fazer a técnica adequada de inalação. Os espaçadores podem ser utilizados mesmo em adolescentes e adultos, melhorando a deposição pulmonar da droga. Importante destacar que o espaçador com a máscara seja usado apenas para os menores de 5 anos ou em situações em que a criança não consegue cooperar.
2. COMO USAR OS AEROSSÓIS DOSIMETRADOS COM ESPAÇADOR NA CRIANÇA COM CRISE DE ASMA?
* NA CRISE AGUDA: DOSE RECOMENDADA DOS BRONCODILATADORES DE CURTA DURAÇÃO É:
* MENORES DE SEIS ANOS
- CRISES LEVES A MODERADAS DOIS A TRÊS PUFFS (100MG DE SALBUTAMOL) A CADA 20 MIN NA 1ª HORA
A dose poderá ser repetida a cada hora, a depender da resposta clínica, podendo ser espaçada quando há melhora do quadro.
Importante considerar o uso de corticosteroides sistêmicos, brometo de ipratrópio e oxigênio nos pacientes que evoluem mal.
CRISES GRAVES: SEIS PUFFS (100MG DE SALBUTAMOL) A CADA 20 MIN NA 1ª HORA
* CRIANÇAS COM SEIS ANOS OU MAIS
SEIS A DEZ PUFFS (100MG DE SALBUTAMOL) A CADA 20 MIN NA 1ª HORA.
A dose poderá ser repetida a cada hora, a depender da resposta clínica, podendo ser espaçada quando há melhora do quadro.
Acrescentar corticosteroides sistêmicos e oxigênio e considerar o uso brometo de ipratrópio.
3. COMO HIGIENIZAR OS ESPAÇADORES?
Os espaçadores individuais e com uso diário no domicílio devem ser higienizados a cada 7-15 dias ou antes, se apresentarem sujidade, e sempre após um episódio de resfriado.
É importante higienizar as mãos antes de fazer a limpeza. Deve-se mergulhar as peças do dispositivo, após o desmonte, em recipiente com água morna e algumas gotas de detergente por cerca de 15 minutos. Enxaguar com água limpa. Agitar para retirar o excesso de água e deixar secar em papel toalha limpo (Não enxugar).
O mesmo procedimento deverá ser realizado antes do primeiro uso. O inalador plástico (não o frasco da medicação) deve ser higienizado semanalmente seguindo os mesmos passos usados na higiene do espaçador.
Para a higiene em unidades de saúde, quando o dispositivo será reutilizado, considerar 【ESTE DOCUMENTO】 , que poderá ser discutido com comissão de infecção hospitalar da unidade, se possível.
* Contribuição da pediatra Edna Lucia Santos de Souza - professora associada do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia
-----------
Referências:
1. The Global Initiative for Asthma Guidelines: The Global Strategy for Asthma Management and Prevention, 2019. Available in: www.ginasthma.org
2. Biggart E1 , Bush A.Antiasthmatic drug delivery in children. Paediatr Drugs. 2002;4(2):85-93.
3. National Asthma Council Australia. Available in: nationalasthma.org.au
4. Videos: nationalasthma.org.au/living-with-asthma/how-to-videos YouTube: How to clean an inhaler and spacer | Boston Children's Hospital
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Sobape
PED CAST SBP | "Neuroblastoma"
11/11/2024 , 16:20Pediatras promovem live sobre vacinação no adolescente
07/11/2024 , 13:21GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
06/11/2024 , 16:17PRN-SBP capacita mais de 350 profissionais de saúde de Alagoas e ...
06/11/2024 , 16:16PED CAST SBP: "Os cuidados com o bebê prematuro"
04/11/2024 , 18:41SBP lança Diretriz para avaliação e tratamento de dores comuns em...
04/11/2024 , 17:19