“Distúrbios da tireoide em crianças e adolescentes e a COVID-19” é o tema da nova nota de alerta publicada, nesta quarta-feira (15), pelo Departamento Científico (DC) de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O objetivo é orientar os pediatras acerca da associação entre distúrbios da tireoide e o novo coronavírus, a partir das dúvidas de pacientes com distúrbios da tireoide, principalmente os de natureza autoimune e câncer da tireoide, sobre a possibilidade de maior risco de adquirir ou desenvolver complicações da doença.
CLIQUE AQUI E CONFIRA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA
Conforme explica o documento, em geral, esses pacientes não são associados a maior risco de adquirir infecções virais, nem a maior gravidade se infectadas. Assim como aqueles com doenças autoimunes da tireoide, tais como doença de Graves e tireoidite de Hashimoto, por exemplo, não significam que estejam imunocomprometidos. O sistema imunológico responsável por combater infecções virais está intacto em pacientes com distúrbios autoimunes da tireoide.
Em relação à pacientes com distúrbios da tireoide mal controlados, em especial o hipertireoidismo, é possível que tenham maior risco de desenvolver complicações de qualquer infecção. Portanto, o documento recomenda o uso correto dos medicamentos e o contato com o médico assistente para ajustes de doses, se exames laboratoriais mostrarem alteração da função tireoidiana.
Além disso, pacientes com câncer de tireoide em uso de quimioterapia ou de medicamentos para câncer da tireoide, tais como lenvatinibe, sorafenibe, vandetanibe, têm maior risco de adquirir a COVID-19. “Nesses casos devem seguir rigorosamente as recomendações de prevenção da COVID-19 e entrar em contato com seu médico assistente para orientações adicionais”, explica o texto.
São abordados ainda tópicos como prevenção da COVID-19; se o uso de medicamentos antitireoidianos, como, por exemplo, metimazol e propiltiuracil, pode inibir o sistema imunológico; se o uso de doses anti-inflamatórias de corticosteroides ou imunossupressores para tratamento da doença tireoidiana ocular (oftalmopatia de Graves) pode predispor a maior risco de adquirir a COVID-19; se o novo coronavírus pode alterar o funcionamento da tireoide; entre outros.
RECOMENDAÇÕES - O texto traz também algumas recomendações para pais e responsáveis de crianças e adolescentes com distúrbios da tireoide. Entre elas, estão permitir que as crianças e adolescentes expressem suas dúvidas e medos e, caso persista alguma dúvida, contactar alguém da equipe médica assistente (endocrinologista, enfermeira), por meios eletrônicos ou por telefone; manter atividades físicas dentro de casa, como pular corda, dançar, por exemplo, em um ou mais horários do dia; e mais.
Há ainda recomendação para definir horários para o uso saudável das telas, evitando ultrapassar os limites e o acesso sem supervisão a conteúdos inadequados, bem como definir horários para jogos online com os amigos; manter a caderneta de vacinação atualizada, inclusive atualizando a vacina contra gripe (H1N1).
Neste ano, o início da vacinação para quem tem doença crônica é 16 de abril. “Os pais ou responsáveis devem levar um atestado médico informando sobre o diagnóstico. Não deve haver motivo para preocupação, pois não há evidência de interação entre a COVID-19 e a resposta imune às vacinas” explica o documento. Confira todas as orientações da SBP sobre a COVID-19 em https://www.sbp.com.br/especiais/covid-19/
PEDCAST SBP: "Introdução de alimentos para os bebês: quando começ...
21/01/2025 , 15:59Termina dia 31 de janeiro o prazo de submissão de trabalhos cient...
13/01/2025 , 11:50PEDCAST SBP: "Coqueluche"
14/01/2025 , 11:13Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
21/01/2025 , 16:03