COVID-19: SBP alerta sobre a realização de exame de orofaringe

O Departamento Científico de Otorrinolaringologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nesta sexta-feira (3) a nota de alerta “Exame da orofaringe em situações específicas: faringotonsilites”, esclarecendo aos pediatras otorrinolaringologistas que só realizem o exame de orofaringe quando for essencial para o diagnóstico clínico.

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DA NOTA.

No alerta a SBP enfatiza que, em tempos da pandemia de COVID -19, os pediatras devem sempre ter em mente que as crianças podem ser transmissoras assintomáticas, apresentando poucos sintomas ou sintomas comuns a outras infecções das vias aéreas superiores.

“Assim, o exame da orofaringe torna-se uma preocupação e deve ser realizado sempre em condições adequadas para que assegurem a proteção do médico”, diz trecho da nota.

Caso a realização do exame seja essencial, a nota recomenda a utilização de medidas de proteção pessoal para casos não suspeitos ou não positivos para COVID-19.

“A técnica de exame deve ser aplicada de forma correta, com iluminação adequada, evitando-se a protusão da língua e apoiando-se o abaixador de língua nos dois terços anteriores desta, a fim de que o exame seja rápido e evite-se o reflexo nauseoso, diminuindo-se a possibilidade de aerossóis” explica trecho da nota produzida pelos especialistas do DC de Otorrinolaringologia da SBP.

O documento frisa também que o número de pessoas acompanhantes deve ser reduzido e, após o exame, quando necessário, deve-se seguir a desinfecção das superfícies expostas.

Confira todas as orientações da SBP sobre a COVID-19 em https://www.sbp.com.br/especiais/covid-19/