Crianças com menos de 2 anos não devem ter contato com telas, recomenda OMS

Publicado em 24 de abril de 2019 – por Paula Felix

SÃO PAULO – Tomás tem 1 ano e 10 meses e nenhuma relação com TV, tablet e outras telas digitais. É uma criança que visita espaços para brincadeiras, parquinhos e já tem os livros favoritos, até para dormir. A rotina dele segue as recomendações de um guia inédito lançado ontem pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com orientações para crianças com menos de 5 anos.

Brincar mais, dormir melhor e passar menos tempo em contato com telas são os passos apontados para desenvolver hábitos saudáveis ainda na infância. Segundo o documento, menores de 2 anos não devem ter contato com telas; entre 2 e 5, podem assistir à televisão por até uma hora por dia. A publicação ainda sugere leitura e apresenta o tempo de sono recomendado por faixa etária.

(...) O tema já é discutido por sociedades de pediatria de diferentes países. Em 2016, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) elaborou um manual com orientações para pais e educadores com foco na saúde de crianças e adolescentes na era digital.

(...) A presidente do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da SBP, Liubiana Arantes, diz que a confirmação dessas recomendações pela OMS mostra que o assunto atingiu o consenso da comunidade científica internacional. Ela lembra que várias pesquisas realizadas no País apontam que há mais prejuízos do que benefícios quando crianças são expostas a celulares e tablets, mas o tema enfrenta “uma resistência grande dos pais”. “Existem várias outras atividades com função manual que se pode utilizar para estimular a coordenação motora fina, sem ter esses riscos inerentes às telas.”

Leia mais