Cuidado interprofissional é tema do Congresso de Pediatria do Maranhão e Encontro Maranhense Multiprofissional de Pediatria

Com o tema “Cuidado Interprofissional: construindo uma infância e adolescência seguras”, a Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA) realizou o I Congresso de Pediatria do Maranhão e II Encontro Maranhense Multiprofissional de Pediatria. O evento ocorreu em ambiente virtual de 9 a 11 de setembro.

Durante três dias, cerca de 300 médicos pediatras, profissionais de saúde que atuam no cuidado da infância e adolescência, além de estudantes de graduação em saúde, tiveram a oportunidade de se atualizar com importantes professores do estado e do País. Com um programa científico diversificado, o congresso contou com mais de 25 simpósios, conferências, minicursos e mesas redondas com foco em assuntos atuais para a prática médica, como disforia de gênero, uso racional de antimicrobianos, covid-19 em crianças, entre outros.

“Consideramos a qualificação e a troca de experiências fundamentais para o enriquecimento das práticas profissionais, mesmo neste período de pandemia. No evento identificamos a ótima aceitação e o interesse dos participantes pelas atividades oferecidas em formato de mesas redondas, conferências, incluindo o curso de cuidados paliativos”, afirma a dra. Marynéa Silva do Vale, presidente da SPPMA.

ABERTURA – A presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, participou da solenidade de abertura e fez saudação especial aos colegas. Em sua fala, demonstrou apoio ao congresso realizado pela Filiada do Maranhão e detalhou ações da SBP voltadas para o associado. Na sequência, o dr. Álvaro Madeiro (CE) ministrou palestra magna sobre “O ambiente como fator de desenvolvimento cerebral: apego, vínculo e estresse tóxico”.

Ao final, os congressistas assistiram à apresentação do Coral São João, um dos mais antigos do Maranhão, com transmissão pelo canal oficial da entidade no YouTube. Durante a live, os participantes tiveram oportunidade de prestar apoio às crianças com HIV acolhidas pela Casa Sonho de Criança.