O Aleitamento e os cuidados em tempo de Covid-19 foram destacados na terceira live especial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) dedicada ao Agosto Dourado. A transmissão aconteceu pelo site da instituição e teve como convidado especial o dr. Marco Aurélio Sáfadi, presidente do Departamento Científico de Infectologia da SBP.
A moderação do encontro virtual – exibido na última semana – ficou a cargo do presidente do Departamento Científico (DC) de Aleitamento Materno da SBP, dr. Luciano Borges Santiago, e dr. Moises Chencinski. Como convidados, participaram as dras. Maria Beatriz Reinert do Nascimento e Rossiclei Pinheiro, membros do referido DC.
ASSISTA AQUI A ÍNTEGRA DA LIVE.
Abrindo o bate-papo, uma enquete foi feita com os pediatras “Você testou positivo para Covid-19?” – as respostas foram comentadas posteriormente pelo dr. Marco Aurélio Sáfadi.
Dra. Maria Beatriz Reinert do Nascimento falou sobre como o nascer durante a pandemia interferiu no contato precoce na amamentação na sala de parto. Ela ressaltou ainda sobre a disseminação de informações rápidas e imprecisas na internet.
Na sequência, dra. Rossiclei Pinheiro abordou a proteção e o apoio ao aleitamento materno, tão essenciais à vida de um bebê, especialmente em tempos de pandemia do novo coronavírus. A especialista falou sobre uma dúvida frequente de muitas mães e de profissionais de saúde: se a Covid-19 pode ser transmitida pela amamentação.
“Até o momento não há evidência consolidada da transmissão vertical da mãe para o bebê sem a presença de vírus ativo no leite materno. Ou seja, a prática da amamentação tem que continuar”, enfatizou.
Dr. Marco Aurélio destacou ainda que o primeiro documento emitido pela SBP corroborou com a afirmação do DC de Aleitamento Materno sobre a falta de evidências científicas de transmissão vertical da Covid-19 pelo leite materno.
“Estudos recentes publicados no The Lancet mostraram que nenhum recém-nascido que teve contato com a mãe infectada por Covid-19 teve sinais ou sintomas da doença e nenhum deles teve positividade nas provas de RNA viral”, salientou.
SBP reforça alerta sobre perigo de desafios online envolvendo cri...
18/04/2025 , 12:3618º Pneumoped: Pediatras reforçam compromisso pelo enfrentamento ...
17/04/2025 , 16:12Síndrome Metabólica: O que o pediatra precisa saber
17/04/2025 , 08:28SBP participa do I Encontro de Saúde da Criança e II Encontro de ...
15/04/2025 , 18:18PED CAST SBP: "Cuidados com a voz da criança"
14/04/2025 , 17:08Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Oncologia P...
14/04/2025 , 16:32