Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP) qualifica mais de 140 alunos em agosto


O Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP) qualificou 145 alunos em agosto. As aulas percorreram as cidades de Teresina (PI), Londrina (PR) e Porto Alegre (SC), sendo ministradas por profissionais capacitados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). É mais um resultado importante alcançado pela atual gestão da entidade.  

“O CANP é uma maneira fácil e ágil de levar até o pediatra os novos conhecimentos na área de nutrição da criança e do adolescente. A SBP tem cumprido o seu papel de oferecer conhecimento em diversas regiões do Brasil, desde as capitais até cidades de menor porte, com o propósito de contribuir para atualização dos pediatras”, diz o dr. Joel Alves Lamounier, diretor de Ensino e Pesquisa da SBP e um dos palestrantes no CANP.  

As próximas edições do curso itinerante ocorrerão em Colatina (ES), Salvador (BA), Curitiba (PR), Vitória (ES) e Natal (RN). “O CANP foi idealizado pela SBP para levar o conhecimento e capacitar os pediatras brasileiros em formato presencial, uma vez que nem sempre é possível para o médico se deslocar de onde reside para áreas mais distantes com a finalidade de participar de congressos, simpósios e jornadas”, observa o dr. Joel.  

CLIQUE AQUI PARA VER A AGENDA COMPLETA.  

De acordo com o dr. Joel, os pediatras têm manifestado desejo de participar de um processo com maior aproximação, de forma presencial, o que tem sido possível através do CANP. “Sem deixar de lado as vantagens dos cursos virtuais, a presença in loco permite o debate e uma maior interação entre os colegas e os instrutores do CANP. Com isso, a realidade local da atuação do profissional pode ser compartilhada entre os participantes do curso”, explica.  

TEMAS – Os módulos do curso foram atualizados com a inserção de novos temas, tais como fórmulas infantis e deficiência de micronutrientes (conhecido por ‘fome oculta’), com ênfase em deficiência de vitaminas. Neste ano, o CANP também passou a discutir sobre dificuldades alimentares, dislipidemia, intolerância à lactose e nutrição no neuropata.  

“Este curso é muito procurado por abordar temas atualizados e discussão de casos clínicos. Alguns pediatras fazem mais de uma vez por saberem que sempre tem atualização”, afirma a presidente do Departamento Científico de Nutrologia Pediátrica e coordenadora do CANP, dra. Virgínia Weffort. Segundo ela, as dúvidas mais recorrentes são relacionadas aos temas de alimentação complementar, obesidade, alergia alimentar e suplementação de vitaminas e minerais.

COMO FUNCIONA – O curso é dado em geral em dois dias e é realizado a partir da solicitação das Sociedades de Pediatria Filiadas à SBP. A capacitação visa discutir casos clínicos e orientar os pediatras sobre diversos aspectos da nutrição. Além dos novos temas inseridos, são abordadas questões como avaliação da condição nutricional; aleitamento materno; alimentação complementar; obesidade e síndrome metabólica; e seguimento ambulatorial do recém-nascido pré-termo.

Os participantes também recebem instruções sobre a alimentação do pré-escolar, do escolar e do adolescente; alergia ao leite de vaca; desnutrição energético-protéica; e deficiência de micronutrientes, entre outros assuntos. Além disso, no segundo dia há um espaço para discussão de casos clínicos.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O CANP.