O papel dos probióticos na diarreia por antibióticos é o tema do novo Guia Prático de Atualização produzido pelo Departamento Científico (DC) de Gastroenterologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com colaboração da dra. Vera Lúcia Sdepanian, gastroenterologista pediátrica. O documento científico foi enviado nesta segunda-feira (24) aos associados da SBP. Segundo o documento, um terço dos pacientes que usam antibióticos apresentará diarreia durante o tratamento. “Isso ocorre porque o antibiótico causará disbiose, ou seja, um desequilíbrio da microbiota intestina que culminará com a ocorrência de diarreia”, explica o texto.
CLIQUE AQUI E LEIA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA
Segundo os especialistas, os antibióticos, administrados por via oral ou por via intravenosa, podem determinar diarreia associada. os que apresentam maior risco são amoxicilina (associada ou não ao clavulanato), cefalosporinas, clindamicina e qualquer antibiótico contra anaeróbios. Essa diarreia pode ocorrer desde os primeiros dias do uso do remédio até oito semanas após o seu término.
“Ressalta-se que o Clostridium difficile é o agente bacteriano presente em 10% a 20% dos casos de diarreia por uso de antibióticos, sendo, portanto, responsável pelas complicações graves desse tipo de diarreia”, enfatiza o documento.
PROBIÓTICOS – O uso de probiótico seria uma medida profilática, com o objetivo de evitar a diarreia secundária a antibióticos, assim como para prevenir a ocorrência da diarreia por Clostridium difficile. O documento ressalta que é de suma importância enfatizar que nem todos os probióticos são iguais. Essa afirmativa leva em consideração que cada probiótico tem “nome e sobrenome”, portanto estes produtos devem ser individualizados, segundo o mecanismo de ação, indicações, dose recomendada e segurança.
O texto traz ainda um quadro com os fatores de risco para diarreia associada a antibióticos e mais três figuras: “Uso do pode determinar disbiose da microbiota intestinal, causando infecção pelo Clostridium difficile”; Efeito dos probióticos Saccharomyces boulardii e Lactobacillus rhamnosus GG na prevenção da diarreia associada a antibióticos” e Efeito do probiótico Saccharomyces boulardii na prevenção da diarreia por Clostridium difficile associada a antibióticos”.
O DC de Gastroenterologia é formado pelos drs: Mauro Batista de Morais (presidente); Aristides Schier da Cruz (secretário); Ana Daniela Izoton de Sadovsky; Katia Galeão Brandt; Maro Antônio Duarte; Matias Epifanio; Mauro Sérgio Toporovski; e Sílvio da Rocha Carvalho.
Atenção, associados: se aproxima o período de votação da SBP!
25/04/2025 , 14:02Relatório Mundial sobre a Qualidade do Ar – IQAir 2024; Estado Gl...
24/04/2025 , 16:36PED CAST SBP: "Pressão alta em crianças e adolescentes"
22/04/2025 , 18:4218º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica reúne mais de ...
22/04/2025 , 11:31Miopia na criança: conceito, fatores de risco, tratamento e compl...
22/04/2025 , 08:31SBP reforça alerta sobre perigo de desafios online envolvendo cri...
18/04/2025 , 12:36