DC de Nutrologia lança manuais atualizados sobre importantes temas da área de atuação

Com o objetivo de atualizar os pediatras nos temas que mais trazem dúvidas dentro da nutrologia, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicou os documentos “Avaliação nutricional da criança e do adolescente” e “Temas da Atualidade em Nutrologia Pediátrica”. Ambos foram produzidos pelo Departamento Científico de Nutrologia da entidade, com apoio da Nestle Nutrition Institute.

“Desde o ano passado, diversos especialistas trabalharam e auxiliaram nessas publicações, com o objetivo de apresentar temas atuais e pertinentes para os pediatras. Achamos interessante trazer essa abordagem pois são dúvidas que sempre surgem, por exemplo, em congressos. Graças ao esforço de nossos colegas conseguimos produzir tanto e contribuir com esses manuais”, explicou a presidente do DC de Nutrologia, dra. Virgínia Weffort.

AVALIAÇÃO – Esta é a segunda edição do “Manual de Orientação – Avaliação nutricional da criança e do adolescente”. A publicação foi totalmente revisada e, além de reforçar alguns protocolos para avaliação nutricional, também atualizou outros, além de abordar o programa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, o Anthro e o Athro Plus.

CLIQUE AQUI PARA A LER O MANUAL

“Essa publicação busca padronizar uma avaliação segura que permita que o pediatra acompanhe a criança e ao adolescente no seu crescimento e desenvolvimento físico para fazer diagnóstico precoce de obesidade, baixa estatura ou de desnutrição para que seja possível fazer essa correção”, declarou dra. Virginia.

Em 120 páginas, são abordados temas como “Crescimento físico – Aspectos Gerais”; “Importância e objetivos da avaliação nutricional”; “Como realizar a avaliação nutrológica”; “Indicadores antropométricos”; “Avaliação da composição corporal”; “Exames bioquímicos”; e mais.

ATUALIDADES – Já o manual “Temas da Atualidade em Nutrologia Pediátrica” busca apresentar temas atuais que geram dúvidas nos pediatras e tentar orientá-los acerca dessas questões. No guia, são apresentados consensos e protocolos internacionais, que podem ser usados pela SBP, justamente para que haja condutas e normas para manter o crescimento adequado.

Ao longo de 100 páginas, são discutidos assuntos como quais vitaminas são importantes no primeiro ano de vida; fibras alimentares; dieta sem glúten; dieta sem lactose; uso do sal na alimentação; utilidade do Keffir na saúde humana; consumo de açúcar na infância e adolescência; alimentação e prevenção de infecções; entre outros.

CONFIRA AQUI  A PUBLICAÇÃO