As ações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o trabalho conjunto com as 27 filiadas da instituição foram destacadas pelo seu presidente dr. Clóvis Francisco Constantino durante a abertura do 2º Congresso de Pediatria da Região Nordeste (NordestePed), em Campina Grande (PB). “Todas as ações trabalhadas em prol dos cuidados com os recém-nascidos, crianças e adolescentes são realizadas de forma estratégica com as nossas filiadas, pois temos o mesmo propósito. Quando caminhamos juntos, vamos mais longe”, salientou.
A mesa solene do 2º NordestePed foi composta pelo presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino; 1º vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal; 2ª vice-presidente da SBP, dra. Anamaria Cavalcante e Silva; presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP) e presidente do evento, dra. Maria do Socorro Ferreira Martins.
Também estavam à mesa o presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), dr. Bruno Leandro de Souza; o secretário municipal de saúde, dr. Carlos Marques Dunga Júnior; o presidente da Associação Médica de Campina Grande, dr. Evaldo Dantas de Nóbrega; e o representante da reitoria da Unifacisa e do Hospital Help, o diretor médico dr. Geraldo Antônio de Medeiros.
Na oportunidade, dr. Clóvis apresentou a revistinha da Turma da Mônica sobre fake news da vacinação, edição especial elaborada pela SBP em parceria com o Instituto Questão de Ciência (IQC) e o apoio do Instituto Maurício de Souza (IMS). “Essa revistinha fala o quão importante é a vacinação das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Aliás, falamos tanto em vacinação nos últimos tempos e eu sou um entusiasta, pois sou pediatra e as evidências científicas comprovam que devo incentivar essa forma de proteção contra as doenças imunopreveníveis. Também é meu papel como pediatra combater todas as formas que contradizem a ciência e a eficácia e segurança das vacinas”, frisou.
O presidente da SBP também citou a ampliação das discussões da pediatria com os países lusófonos, por meio do Grupo de Trabalho Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa, criado nesta gestão. “Em nossas reuniões e webinars, discutimos com os nossos colegas todas as necessidades que nossas crianças e adolescentes têm em termo de melhoria na assistência à sua saúde”, acentuou.
PEDIATRAS E FAMÍLIAS – Tônica do atual grupo gestor da instituição, a maior proximidade do pediatra com as famílias, para que tenham o especialista e a SBP como fonte principal de informações confiáveis sobre a saúde das crianças e dos adolescentes – por meio das iniciativas do site Pediatria para Famílias e dos programas audiovisuais Famílias em Pauta e PedCast SBP – foi proferida no discurso do 1º vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal.
“A SBP tem uma alta produção científica feita por nossos departamentos científicos e grupos de trabalho voltada à educação continuada dos pediatras associados. Outro ponto importante para nós é a relação do pediatra com as famílias. Não basta nós, pediatras, termos somente o conhecimento técnico-científico. É preciso muito mais que isso: cabe ao pediatra ter uma relação de proximidade com as famílias, de orientar, de dar informações verídicas e de combater a fake news. Todo pediatra é um influenciador, independentemente do número de seguidores que possui nas redes sociais. O seu trabalho como influenciador começa pelo seu consultório”, disse.
Dra. Anamaria Cavalcante e Silva – 2ª vice-presidente da SBP e vice-presidente da Comissão Científica do 2º NordestePed – relembrou a primeira edição do evento, em 2018, nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), às margens do Rio São Francisco, com destaque para o 1º Fórum da Infância.
“Não planejávamos que o segundo fórum aconteceria exatamente no Dia Mundial da Infância, que é neste 21 de março. Uma coincidência muito feliz. E estaremos neste dia em cinco mesas de trabalho para construirmos um plano de ação estratégica para a primeira infância do Nordeste e, quem sabe, se estender para todo o Brasil. Esse Fórum não é científico, mas para tomar decisões e planejar ações possíveis e inadiáveis”, concluiu.
DEFESA DA PEDIATRIA – A presidente da SPP, dra. Maria do Socorro Ferreira Martins, falou sobre o número expressivo de pediatras no Brasil, sendo a Região Nordeste a segunda com o maior número destes profissionais.
“São mais de 46 mil pediatras em todo o país, sendo que deste total, mais de 75% são mulheres, de acordo com a Demografia Médica da AMB/USP, realizada em 2023. Todas as capitais e o Distrito Federal possuem 20.8 pediatras para cada 100 mil habitantes. Isto demonstra que não faltam pediatras em nenhuma das regiões brasileiras, mas faltam políticas públicas que fortaleçam a nossa especialidade, assegurando melhores condições de trabalho e uma maior valorização profissional com salários justos”, evidenciou.
O Coral Jovem Unimed João Pessoa, regido pela maestrina Socorro Estrela, encerrou a solenidade de abertura do 2º NordestePed. O evento foi realizado pela SBP em parceria com a SPP e o apoio das outras 8 filiadas da Região Nordeste do Brasil.
PEDCAST SBP: "Uso de telas nas férias: qual o tempo ideal?"
30/12/2024 , 14:53Nota de pesar | Prof.º Dr. Dioclécio Campos Júnior, ex-presidente...
27/12/2024 , 20:13PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19