Definidos os novos editores da revista Residência Pediátrica

A Comissão Julgadora para a escolha dos novos editores da revista Residência Pediátrica (RP) aprovou a chapa única composta pelo dr. Clemax Sant’Anna e dra. Marilene Crispino para darem continuidade ao trabalho já realizado na publicação científica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A aprovação foi registrada por meio da Resolução 001/2018, e o novo mandato terá início em 1º de maio, com duração de quatro anos, conforme previsto no Regulamento da RP.

A Comissão Julgadora para a seleção dos novos editores científicos da revista Residência Pediátrica foi composta pela presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, e os drs. Fábio Ancona Lopes, diretor de publicações; Claudio Hoineff, 1º secretário; e Mário Santoro Jr, presidente da Academia Brasileira de Pediatria (ABP).

PROPOSTAS – Nessa nova gestão, a dra. Marilene, que anteriormente ocupava o cargo de editora adjunta, passa a exercer a função de editora científica juntamente com o dr. Clemax. Juntos, eles elaboraram a proposta de trabalho para o próximo quadriênio, cujas metas englobam ampliar a inclusão do Conselho Editorial de membros de outros estados (filiados a SBP) a fim de garantir representatividade federativa e de outros países consolidando a internacionalização da RP.

Outro objetivo da publicação é trabalhar em comum acordo com o Programa Médico Residente da SBP e transformar a RP de periodicidade quadrimestral para um fluxo contínuo, mantendo o Suplemento com as características atuais.

O Conselho Editorial da RP também pretende contar com a participação de mídia eletrônica; planejar a premiação de residentes cujos trabalhos publicados se destacaram; manter as sessões que compõem a RP com acréscimo de novas sessões, sempre visando atender à formação do residente (público-alvo); buscar a interatividade como forma de aproximação do residente e implementar a divulgação da Revista com o auxílio das mídias sociais.

HISTÓRICO – Desde sua criação, em 2011, a RP vem acumulando conquistas. O recente processo de indexação internacional nas bases de dados do Portal Capes e Latindex contribuiu para o expressivo crescimento no volume de acesso à Revista, que atualmente conta com cerca de 41 mil visitas ao mês.

Além disso, a publicação de edições trilíngues, com textos em inglês, espanhol e português, também tem potencializado o alcance desse periódico científico. Segundo o último levantamento, realizado em setembro passado, no total, mais de 260 mil downloads de trabalhos científicos já haviam sido efetivados.