A Comissão Julgadora para a escolha dos novos editores da revista Residência Pediátrica (RP) aprovou a chapa única composta pelo dr. Clemax Sant’Anna e dra. Marilene Crispino para darem continuidade ao trabalho já realizado na publicação científica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A aprovação foi registrada por meio da Resolução 001/2018, e o novo mandato terá início em 1º de maio, com duração de quatro anos, conforme previsto no Regulamento da RP.
A Comissão Julgadora para a seleção dos novos editores científicos da revista Residência Pediátrica foi composta pela presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, e os drs. Fábio Ancona Lopes, diretor de publicações; Claudio Hoineff, 1º secretário; e Mário Santoro Jr, presidente da Academia Brasileira de Pediatria (ABP).
PROPOSTAS – Nessa nova gestão, a dra. Marilene, que anteriormente ocupava o cargo de editora adjunta, passa a exercer a função de editora científica juntamente com o dr. Clemax. Juntos, eles elaboraram a proposta de trabalho para o próximo quadriênio, cujas metas englobam ampliar a inclusão do Conselho Editorial de membros de outros estados (filiados a SBP) a fim de garantir representatividade federativa e de outros países consolidando a internacionalização da RP.
Outro objetivo da publicação é trabalhar em comum acordo com o Programa Médico Residente da SBP e transformar a RP de periodicidade quadrimestral para um fluxo contínuo, mantendo o Suplemento com as características atuais.
O Conselho Editorial da RP também pretende contar com a participação de mídia eletrônica; planejar a premiação de residentes cujos trabalhos publicados se destacaram; manter as sessões que compõem a RP com acréscimo de novas sessões, sempre visando atender à formação do residente (público-alvo); buscar a interatividade como forma de aproximação do residente e implementar a divulgação da Revista com o auxílio das mídias sociais.
HISTÓRICO – Desde sua criação, em 2011, a RP vem acumulando conquistas. O recente processo de indexação internacional nas bases de dados do Portal Capes e Latindex contribuiu para o expressivo crescimento no volume de acesso à Revista, que atualmente conta com cerca de 41 mil visitas ao mês.
Além disso, a publicação de edições trilíngues, com textos em inglês, espanhol e português, também tem potencializado o alcance desse periódico científico. Segundo o último levantamento, realizado em setembro passado, no total, mais de 260 mil downloads de trabalhos científicos já haviam sido efetivados.
SBP reforça alerta sobre perigo de desafios online envolvendo cri...
18/04/2025 , 12:3618º Pneumoped: Pediatras reforçam compromisso pelo enfrentamento ...
17/04/2025 , 16:12Síndrome Metabólica: O que o pediatra precisa saber
17/04/2025 , 08:28SBP participa do I Encontro de Saúde da Criança e II Encontro de ...
15/04/2025 , 18:18PED CAST SBP: "Cuidados com a voz da criança"
14/04/2025 , 17:08Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Oncologia P...
14/04/2025 , 16:32