Definidos os temas do 19º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria

O 19º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), previsto para acontecer nos dias 16 e 17 de março do ano que vem, em Salvador (BA), será consagrado à realização de palestras, colóquios e mesas-redondas com focos em temas de interesse social, como meio ambiente e arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya); reflexões sobre a vida …

LOGO FORUM NELSON BARROS

O 19º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), previsto para acontecer nos dias 16 e 17 de março do ano que vem, em Salvador (BA), será consagrado à realização de palestras, colóquios e mesas-redondas com focos em temas de interesse social, como meio ambiente e arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya); reflexões sobre a vida a morte dos adolescentes (suicídio, drogas, álcool); crianças desaparecidas; e cuidados paliativos.

A decisão foi tomada em reunião na qual participaram representantes da ABP –  drs. Reinaldo Menezes Martins (secretário), José Dias Rego (coordenador dos Fóruns) e Júlio Dickstein  – e da diretoria da SBP – drs. Luciana Rodrigues Silva (presidente), Edson Liberal (2º vice-presidente) e Sidnei Ferreira (secretário-geral). Mas outros temas ainda estão em fase de discussão e serão divulgados brevemente quando a programação estiver totalmente definida.

HOMENAGEADO – Além dos debates e palestras, o 19º Fórum “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e na juventude” homenageará o professor Nélson Barros, primeiro presidente da Academia Brasileira de Pediatria(ABP). Na vida associativa, dr. Nélson esteve na vice-presidência e em Departamentos Científicos da SBP. Natural de Salvador, fundou e foi ainda o primeiro presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape). Ele também atuou como professor emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Também foi secretário de Saúde do Estado da Bahia e responsável pela implantação do Serviço de Pediatria do Hospital São Rafael. Em 1967 coordenou a Residência em Pediatria no Hospital das Clínicas de Salvador. No ano seguinte, após obter uma bolsa de estudos, esteve no New York Hospital, Cornell Medical Center, serviço do Professor McCrory, retornando em 1969 às atividades na Universidade Federal da Bahia.

Dedicado aos seus ideais, foi referência na medicina de crianças e adolescentes. Amante da profissão, à qual chamava de “nobilíssima”, dr. Nélson se destacou pelo espírito humanista e pela dedicação à saúde de crianças e adolescentes. Sua morte, ocorrida em 14 de março de 2015, deixou de luto a pediatria na Bahia e no Brasil.

FUNÇÃO SOCIAL – Gratuitos e dirigidos à comunidade, os fóruns são uma “prestação de serviço” da SBP, elaborada e coordenada pela Academia – órgão de aconselhamento e assessoramento da diretoria da Sociedade. Itinerantes, os eventos têm a missão de levar a diversos setores da sociedade assuntos com ênfase na discussão das relações sociais e na importância da criança nesse contexto.

A cada edição, são apresentadas palestras e mesas-redondas com temas que vêm se tornando prioritários, sempre levando em consideração as recentes mudanças ocorridas na sociedade moderna. Organizado para que todos participem efetivamente, o Fórum tem como objetivo que, ao final, seja elaborado um documento às autoridades a fim de sensibilizar os poderes competentes para políticas públicas que beneficiem as crianças e os adolescentes.