Dia do Pediatra

                                                                            27 de julho

         SBP saúda pediatras pela sua data e defende mudanças políticas em benefício de profissionais e pacientes

 

“A Infância e a Adolescência merecem atenção prioritária por parte do Estado e do Governo. Para esses jovens, que em poucos anos assumirão o comando do País, devem ser asseguradas estratégias e investimentos que lhes garantam educação, segurança, alimentação, cultura, lazer, esporte, desenvolvimento pleno de seu potencial e, sobretudo, bem-estar e saúde”, esse foi o alerta dado pela presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra Luciana Rodrigues Silva, em sua mensagem enviada aos especialistas em 27 de julho, data em que comemora o Dia do Pediatra.

No texto, ela elogia o compromisso dos especialistas com o atendimento da população pediátrica. Exemplos dessa paixão pela pediatria, surgem num curto vídeo, também anexo à mensagem enviada, no qual alguns especialistas relatam, de modo emocionado, fatos e percepções que os têm deixado convictos sobre a escolha feita após a graduação em medicina.

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DA MENSAGEM DA SBP PELO 27 DE JULHO E VEJA O VIDEO EM HOMENAGEM AOS PEDIATRAS

Dra Luciana Silva ressaltou que, ciente desse compromisso com os pacientes e seus familiares, a SBP tem buscado estar próxima do grupo, trabalhando incansavelmente em favor dos assuntos de seu interesse, como a oferta de melhores condições de atendimento; o reconhecimento e a valorização de seu papel no fluxo assistencial; e a prevenção à violência nos ambientes de trabalho.

No entanto, a presidente destaca, no texto, que nesse ano é importante que essa reflexão esteja acompanhada de uma ação política individual e institucional. “Todos devem estar focados nas Eleições Gerais de 2018. Nesta fase de aquecimento das campanhas de candidatos, a SBP coloca à disposição de todos sua Agenda em Defesa da Criança e do Adolescente, a qual será encaminhada a todos os presidenciáveis e outros candidatos a cargos eletivos”, afirmou.

O documento engloba propostas, que, se implementadas, poderão contribuir para que o “futuro da Nação seja mais justo, ético, saudável e menos desigual”. Na mensagem, a presidente, em nome da diretoria da SBP, lembrou ainda que “neste 27 de julho, Dia do Pediatria, queremos deixar claro o compromisso da especialidade com a decisão democrática que, em outubro, unirá, de Norte a Sul, a população do País na perspectiva de construção de um tempo melhor para todos”.

Ao final da mensagem, encaminhada a todos os pediatras do País, a presidente da SBP faz uma exortação: “Nós, médicos pediatras, comprometidos historicamente com nossa população, não ficaremos em silêncio e manteremos nosso papel como agentes de defesa da criança e do adolescente, para que possam em suas vidas adultas desenvolver plenamente seu potencial”.