Festividades, cursos de atualização e campanhas de valorização profissional, dentre outras iniciativas, marcaram as comemorações organizadas pelas filiadas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para marcar a passagem do Dia do Pediatra – celebrado em 27 de julho. As ações aconteceram de Norte a Sul do País, sempre com foco em ações em prol da qualificação e reconhecimento daqueles que dedicam suas vidas ao cuidado e proteção integral das crianças e dos adolescentes. Confira a seguir alguns dos principais eventos:
BAHIA – Na manhã do dia 27, os pediatras associados à Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) celebraram a data em um café da manhã lúdico, na sede da entidade, em Salvador (BA), com a presença da presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva. No mesmo dia, a diretora científica da Sobape, dra. Helita Azevedo, representou os pediatras abrindo a programação do curso “O bebê e o laço social”, realizado pelo Instituto Viva Infância. Na ocasião, a especialista ministrou palestra sobre o tema "O nascimento de uma vida".
No período da tarde, a presidente da entidade, dra. Dolores Fernandez, participou da mesa-redonda "Nascimentos singulares e suas adversidades: as circunstâncias de vida", ao lado das especialistas Ângela Vorcaro, Candice Barros, Monica Santolalla e Ethel Battikha.
DISTRITO FEDERAL – Na véspera da data oficial, a Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF) promoveu um evento cultural gratuito, nas instalações sociais da Associação Médica de Brasília (AMBr), com apresentações musicais de rock and roll. Com caráter beneficente, a confraternização arrecadou fraldas descartáveis e material de limpeza para a Creche Alecrim, instituição sem fins lucrativos que atende, gratuitamente, crianças em Brasília (DF).
GOIÁS – A Sociedade Goiana de Pediatria (SGP) lançou a campanha “O médico do seu filho tem nome: pediatra”. Apoiada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), a ação alerta para a necessidade do atendimento de crianças e adolescentes ser conduzido por profissional especializado na área.
A campanha ressalta o respeito a cada campo da medicina e o valor do pediatra como o profissional responsável por toda e qualquer particularidade referente ao indivíduo desde a gestação até os 19 anos de idade. Conforme indicam as peças informativas, antes de uma consulta, seja ela de rotina ou de emergência, os pais ou responsáveis devem exigir o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) do médico. Para a divulgação dessa mensagem, foram utilizados outdoors, além de material nas redes sociais e site.
MINAS GERAIS - Para reconectar memórias afetivas, a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) lançou uma campanha que reuniu fotos – recente e antigas – de associados da entidade, com os seus respectivos pediatras, nos períodos da infância e adolescência. A ação representa a família da pediatria mineira unida pelo crescimento da especialidade e pelo aperfeiçoamento contínuo da assistência. As imagens foram divulgadas nas redes sociais da SMP e contaram com a participação de diferentes gerações de especialistas.
PARÁ – Em suas comemorações pelo 27 de julho, a Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) promoveu a ação “Pediatra na praça”, na praça do Horto, em Belém (PA). Na oportunidade, os especialistas forneceram orientações à população sobre cuidados gerais e aleitamento materno em rodas de conversa, assim como destacaram o papel do pediatra como promotor de saúde. Além disso, no dia 31 de agosto, a entidade prevê a realização de uma noite de festividades, com foco em apresentações de talentos dos pediatras paraenses.
PARANÁ – Os associados da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP) foram presenteados com ingressos para assistir a uma sessão de cinema, com pipoca grátis, entre os dias 26 e 31 de julho. Além do filme, os especialistas que garantiram seus ingressos puderam acompanhar uma mensagem de saudação da presidente da SPP, dra. Kerstin Taniguchi Abagge. Foram disponibilizadas salas de cinema nas cidades de Curitiba, Pato Branco e Umuarama.
Em Londrina, na sede da associação médica da cidade, ocorreu o módulo cinco do XV Curso de Atualização em Pediatria. No dia 26, a atividade incluiu a exibição do filme "O Quarto de Jack" – inspirado em fatos reais e no bestselller da escritora Emma Donoghue –, seguida de debate sobre reflexões psicanalíticas com base no roteiro e no poster "A Mãe e o mundo: o desenvolvimento emocional da criança à luz da psicanálise". No dia 27, a discussão teve como foco o "Desenvolvimento visual da criança".
PERNAMBUCO – A Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) realizou uma ação pública, em 28 de julho, no Shopping Recife, na zona sul da capital pernambucana. A ação foi programada como parte das atividades de valorização e teve como tema o “Desenvolvimento infantil na primeira infância”. Na oportunidade, os especialistas forneceram orientações sobre aleitamento materno e recomendações especialmente direcionadas ao primeiro ano de vida.
Na programação, houve ainda mobilização de famílias com crianças, reproduzindo um mamaço. Com a presença dos seus dirigentes, a Sopepe também reforçou o papel das brincadeiras, com interação entre crianças e cuidadores, além do afastamento das crianças das telas. Uma variedade de material informativo foi distribuída aos pais. Os pequenos fizeram fila para receber bolas em forma de brinquedos, feitas por recreadores.
RIO DE JANEIRO - A Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) realizou, em parceria com uma rede de drogaria, uma sessão de cinema com pipoca aberta aos associados. A atividade aconteceu no Shopping Leblon, na zona sul da capital fluminense, no dia 25 de julho.
Além disso, na mesma semana, aconteceu na sede da entidade a atividade de educação continuada “Café com ideias”, promovido pelo Grupo de Trabalho Comitê Vida da Soperj. Na oportunidade, foram debatidos aspectos sobre a importância da valorização da paternidade, como foco em estratégias para fortalecer o cuidado paterno. A atividade foi coordenada pela dra. Viviane Manso Castello Branco, do Departamento Científico de Adolescência da Soperj.
RIO GRANDE DO NORTE – Em 27 de julho, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern) apoiou a VII edição do projeto “Pediatria itinerante”, que tem como objetivo levar atendimento pediátrico às regiões do estado que não possuem esse serviço em sua rede de saúde pública. Ao todo, nove pediatras e 66 estudantes de Medicina prestaram atendimento a mais de 170 crianças no município de Vera Cruz (RN).
Ao longo do dia, também foram comemorados os aniversários de dois pacientes que tinham completado ano na última semana, num momento belo e singular de integração e valorização da pediatria. Após os atendimentos, em um âmbito de confraternização, a presidente da Sopern, dra. Kátia Correia, enalteceu a necessidade de mais pediatras nos municípios do interior do Estado.
Idealizado em 2018 pelo infectopediatra Francisco Américo Micussi, o projeto “Pediatria itinerante” consiste em um dia de atendimento completo à saúde da criança e do adolescente, com integração profissional de outras áreas da saúde, como enfermagem, odontologia e psicologia. A iniciativa dispõe de uma farmácia própria, constituída de medicamentos recebidos por doações e coordenada por alunos de medicina que também possuem graduação em Farmácia. Ao todo, já foram atendidos cerca de 752 crianças e adolescentes nas edições ocorridas nos municípios de São Miguel do Gostoso, Maxaranguape, Pedra Grande, Apodi, Passa e Fica e Marcelino Vieira.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12