Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lança nesta semana uma nota especial com orientações sobre o uso consciente da água. Neste 2023, o slogan “Água é vida. Água é alimento. Não deixe ninguém para trás” foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/OMS) – principal promotora da data – como forma de conscientizar a população em geral a respeito da importância de manter hábitos alimentares saudáveis.
CLIQUE AQUI E ACESSE A NOTA ESPECIAL
O documento, elaborado pelo Departamento Científico de Nutrologia da SBP, ressalta que, apesar da água ser um elemento indispensável para as pessoas e economias, o rápido crescimento populacional, a urbanização, o desenvolvimento econômico e as mudanças climáticas têm colocado os recursos hídricos do planeta em risco.
“Atualmente, 2,4 bilhões de pessoas vivem em países com escassez de água. Muitos são pequenos agricultores que lutam para atender às suas necessidades diárias, especialmente mulheres, povos indígenas, migrantes e refugiados. A competição por esse recurso inestimável está aumentando e a escassez de água se torna uma causa cada vez maior de conflitos”, alerta o texto
HÁBITOS SAUDÁVEIS – Diante desse cenário, a nota da SBP traz recomendações sobre como cada cidadão pode melhorar a maneira de consumir a água em seu cotidiano. Algumas das dicas são: consumir peixes que tenham sido pescados ou criados de forma sustentável; economizar água e energia elétrica; ingerir mais alimentos frescos; participar de programas e iniciativas de limpeza e preservação de rios, lagos, mares e oceanos; divulgar informação a amigos e familiares sobre a relevância da preservação da água; e mais.
Segundo indicam os especialistas, é essencial que os governos elaborem políticas públicas baseadas na ciência, valendo-se de dados, inovação e coordenação intersetorial para planejar e gerenciar melhor a água. “É necessário ao Estado apoiar e desenvolver políticas com mais investimento, legislação e tecnologia, bem como incentivar os agricultores e o setor privado a se envolverem em soluções integradas para um uso mais eficiente da água e para sua conservação”.
PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06