Nesta semana, em que é celebrado o Dia Mundial da Pneumonia (12 de novembro), o SBP Notícias conversou com a presidente do Departamento Científico de Pneumologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Fátima Pombo Sant’Anna, sobre o tema. Conforme ressaltou a especialista, é necessário atenção aos riscos relacionados à doença, especialmente em populações tão vulneráveis como as crianças.
No bate-papo, dra. Fátima Sant’Anna também reforça a importância de pais e responsáveis estarem engajados em ações para controle da pneumonia, a exemplo da vacinação e do acompanhamento regular de crianças e adolescentes com o pediatra, bem como dos gestores manterem políticas de controle da doença, que ainda tem alta prevalência em todo o mundo.
Confira abaixo a íntegra da entrevista:
SBP Notícias – O que é pneumonia?
Dra. Fátima Pombo Sant’Anna – A pneumonia é uma infecção que ocorre nos pulmões. Ela pode ser causada por vírus ou por bactérias ou por ambos. Quanto menor a criança maior o risco de agravamento da doença e a necessidade de procurar um serviço de saúde com urgência.
SBP Notícias – Quais são os sintomas da pneumonia em crianças e adolescentes? Quando os pais e responsáveis devem suspeitar que há algum problema?
Dra. Fátima Pombo Sant’Anna – Os principais sintomas são tosse, febre e dificuldade para respirar. Em crianças pequenas, principalmente, alguns sinais de pneumonia são importantes: respiração rápida, retração torácica, cianose, prostração, recusa de beber líquidos, entre outras. Crianças com chiado no peito (sibilos) e dificuldade para respirar em geral apresentam asma.
SBP Notícias – Existem formas de prevenção?
Dra. Fátima Pombo Sant’Anna – A pneumonia pode ser prevenida pelo incentivo ao aleitamento materno, cumprimento do calendário vacinal da criança e combate à desnutrição. Estes tópicos precisam sempre se manter como prioritários no rol de políticas públicas voltadas à saúde pediátrica. No Brasil, dispomos de vacinas específicas contra pneumonias virais e bacterianas que protegem a criança e fazem parte deste calendário nacional. A prevenção contra a pneumonia é mais um motivo que torna essencial manter a carteirinha de vacinação em dia.
SBP Notícias – A doença é contagiosa?
Dra. Fátima Pombo Sant’Anna – Algumas formas de pneumonia podem ser transmitidas de pessoa para pessoa, principalmente as pneumonias virais. Portanto, quanto menor a criança maior o risco de contágio, devendo-se evitar levá-las a ambientes com aglomeração.
SBP Notícias – Quais os riscos à saúde?
Dra. Fátima Pombo Sant’Anna – As pneumonias ainda são uma causa importante de mortalidade em crianças no mundo, especialmente as menores de cinco anos. Desnutrição, falta de cobertura vacinal e baixas condições socioeconômicas contribuem para a maior mortalidade por pneumonia.
SBP Notícias – Qual a relevância do pediatra para o diagnóstico e tratamento?
Dra. Fátima Pombo Sant’Anna – O pediatra é fundamental para reconhecer a criança com pneumonia e iniciar o tratamento adequado. A avaliação clínica do pediatra é mais importante que os exames complementares, como hemograma e radiografia de tórax. Na maioria das vezes, o tratamento é feito com antibióticos por via oral e acompanhamento pelo pediatra. Os casos graves serão reconhecidos pelo pediatra e encaminhados para internação hospitalar.
Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06Com participação da SBP, Comitê Nacional de Amamentação define me...
20/12/2024 , 10:16NOTA DE ALERTA | INFLUENCIADORES MIRINS
18/12/2024 , 17:14Revista Residência Pediátrica divulga resultado do concurso para ...
17/12/2024 , 11:33