Para celebrar o Dia Mundial do Rim, comemorado anualmente toda segunda quinta-feira de março, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), elaborou uma publicação no intuito de chamar a atenção dos profissionais de saúde e da população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção da doença renal.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A VERSÃO EM INGLÊS
Segundo relata a dra. Maria Cristina de Andrade, integrante do Departamento Científico de Nefrologia da SBP e uma das responsáveis pela elaboração do documento, atualmente a doença renal atinge cerca de 850 milhões de pessoas em todo o mundo. Na avaliação da pediatra, para reverter esse panorama é primordial o engajamento dos especialistas em saúde num esforço coletivo para reduzir o impacto global da doença renal e de suas complicações.
“A doença renal crônica (DRC) é caracterizada por uma lesão nos rins, que se mantém por três meses ou mais. A sua manifestação costuma ser silenciosa nos estágios iniciais, uma vez que não há sintomas ou – quando eles existem – são inespecíficos. Por este motivo, muitas vezes o diagnóstico ocorre tardiamente, quando a função renal já se encontra bastante comprometida, sendo necessário recorrer ao tratamento dialítico ou transplante renal”, informa ela.
Desta forma, alerta a especialista, é fundamental investir na prevenção e diagnóstico precoce da DRC, principalmente porque os cuidados de precaução podem ser realizados por meio de exames de baixo custo, tais como dosagem de creatinina no sangue e o exame de urina, além da medida da pressão arterial.
“A prevenção deve ocorrer de forma primária, ou seja, os profissionais de saúde precisam manter alto grau de suspeita em relação às possibilidades de comprometimento renal. A DCR pode ser evitada e sua progressão para o estágio final pode ser postergada através do acesso adequado ao diagnóstico e tratamento precoces. Neste ano, o Dia Mundial do Rim tem como objetivo conscientizar sobre o aumento crescente da incidência das doenças renais e informar o grande público sobre a relevância da saúde dos rins”, salienta.
A campanha de 2020 destaca a importância de intervenções preventivas, que correspondem ao conjunto de atividades tipicamente categorizadas pelas três definições a seguir:
Prevenção primária - implica em intervir antes que ocorra o comprometimento da saúde, no sentido de evitar o aparecimento de doença renal.
Prevenção secundária - corresponde a medidas para o diagnóstico precoce e tratamento imediato da doença renal, evitando-se assim o desenvolvimento de problemas mais graves.
Prevenção terciária – refere-se ao gerenciamento da doença renal após seu estabelecimento, com o intuito de controlar a progressão da doença e o surgimento de complicações mais graves.
De acordo com a dra. Maria Cristina de Andrade, no caso específico de crianças e adolescentes, os pediatras precisam trabalhar com o objetivo de eliminar ou reduzir a exposição aos fatores de risco para a DRC.
“Todos aqueles que trabalham com o público infantojuvenil devem lutar pela promoção dos hábitos saudáveis, o que inclui aleitamento materno na primeira infância, prática regular de atividade física e alimentação balanceada. Esses hábitos previnem a obesidade e uma série de doenças. Hoje sabemos que o excesso de peso é um risco direto para o desenvolvimento de diabetes mellitus e hipertensão, que são as principais causas de DRC em adultos. Por isso, insistimos que o paciente pediátrico deve visitar o consultório com frequência para acompanhar seu estado de saúde e fortalecer a prevenção”, reforça.
Para mais informações sobre o tema e para acessar o material promocional completo do Dia Mundial do Rim, visite a página https://sbn.org.br/dia-mundial-do-rim/ https://sbn.org.br/dia-mundial-do-rim/
PED CAST SBP | "Puericultura: entenda os marcos do desenvolviment...
25/11/2024 , 10:33E-book relembra os 40 anos do Departamento de Saúde Escolar da SB...
25/11/2024 , 09:10Volume 14, número 3, da revista RP já está disponível para leitur...
25/11/2024 , 09:07Manual de seguimento do Recém-nascido de alto risco - 2ª edição
25/11/2024 , 08:34Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16