Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo e Outras Drogas: pediatras divulgam conteúdo com passos para prevenir a dependência entre jovens

Reforçar a autoestima dos adolescentes, supervisionar as atividades de lazer, bem como estimular a prática esportiva e artística. Essas são algumas das medidas que, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), devem ser aplicadas pelos pais para prevenir a entrada dos seus filhos no mundo das drogas. As orientações estão compiladas em um episódio inédito do PED CAST SBP, podcast oficial dos pediatras para as famílias brasileiras, elaborado especialmente para o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo e Outras Drogas (20 de fevereiro).

“O consumo de álcool antes da completa formação do cérebro pode acarretar prejuízos à saúde, sobretudo ampliar as chances de dependência. Por isso, nos EUA, o uso só é liberado aos maiores de 21 anos. Já no Brasil, as propagandas de cerveja são transmitidas em horários nos quais crianças estão em frente à televisão”, alerta o dr. João Paulo Becker Lotufo, coordenador do Grupo de Trabalho sobre Drogas e Violência na Adolescência da SBP e convidado especial do PED CAST desta semana.

Conforme explica o pediatra, para diminuir o risco dos jovens se tornarem dependentes de álcool e de outras drogas, há algumas ações, baseadas na experiência do atendimento pediátrico, que podem ser desenvolvidas por pais e responsáveis. “Depois que uma pessoa se torna dependente de alguma droga, é muito difícil reverter. Logo, prevenir é sempre o melhor remédio”, resume.

OUÇA GRATUITAMENTE EM: https://www.sbp.com.br/especiais/pedcast/

12 PASSOS – Todas as dicas apresentadas pelo pediatra da SBP também podem ser acessadas no livreto “Os 12 passos para pais prevenirem uso de drogas na adolescência”, disponível no site da SBP. As recomendações incluem: definir limites aos jovens; estimular o diálogo em família; supervisionar os deveres de casa; realizar refeições com a família reunida; ter conhecimento do que os filhos fazem no tempo livre; entre outras.

“A maioria dos adolescentes tem a primeira experimentação com drogas lícitas em casa e com as ilícitas quando são oferecidas por um amigo. Essa experimentação é a porta de entrada para uma futura dependência, por isso os pais precisam estar bastante atentos. Eles têm papel primordial no auxílio à prevenção.  Desse modo, convidamos todos os responsáveis a conhecer esse material, que é lúdico, informativo e sintetiza informações extremamente relevantes”, pondera o dr. Lotufo.