Diretores da SBP iniciam conversa com Conasems para estabelecer parceria entre as entidades

O 1º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Ferreira Liberal, e a secretária-geral da SBP, dra. Maria Tereza Fonseca da Costa, estiveram reunidos com o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira, para debater a viabilidade de uma futura cooperação entre as duas entidades.

“A formação desta parceria tem como intuito ampliar a articulação da SBP e de suas filiadas junto aos municípios do País. Durante a reunião, que foi bastante amistosa e produtiva, também colocamos em pauta o intercâmbio e a disseminação de material com informações relevantes sobre saúde voltado à população”, esclareceu o dr. Edson Liberal.

Na oportunidade, foram identificados diversos pontos de confluência, sobretudo para aumentar as possibilidades de atuação do pediatra nos diferentes níveis da Rede de Atenção à Saúde, com ênfase na Atenção Primária. “Essa estratégia tem como objetivo principal fortalecer as ações voltadas à saúde de crianças e adolescentes, por meio da qualificação da assistência atualmente oferecida”, salientou a dra. Tereza da Costa.

O encontro, ocorrido em Brasília (DF) no último dia 14, foi a primeira etapa da discussão. Ao final da reunião, os representantes de ambas as entidades acertaram a realização de uma nova rodada de conversa, cuja intenção será a elaboração de um termo de cooperação técnica. “Já temos programada uma próxima ação, que será mais contundente, na qual buscaremos definir os detalhes dessa parceria”, adiantou ela.

Na avaliação de Mauro Junqueira, o estabelecimento de uma parceria entre as duas instituições é muito importante para discutir as questões relacionadas, principalmente, à atenção básica nos municípios e, em como é possível ter uma melhor resposta para atender às crianças, tanto em relação à prevenção quanto à promoção.  

“Ter um parceiro como como a SBP para nós é de fundamental importância, até mesmo junto ao trabalho que o Conasems vem fazendo de formação e capacitação dos profissionais de saúde para melhorar as respostas na atenção básica. Gostaria de agradecer em nome do Conselho e enfatizar que essa parceria, com certeza, dará muitos frutos para o Sistema Único de Saúde ”, concluiu o secretário.