Na última sexta-feira (28), a diretoria-executiva da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se reuniu, de forma virtual, com os 27 presidentes de filiadas para fazer um balanço dos primeiros meses de 2021, os aprendizados trazidos nesse um ano de pandemia de Covid-19 e quais são os próximos projetos das entidades. Na oportunidade, foi reforçado o trabalho contínuo da diretoria de Defesa Profissional na luta pelos pediatras e das ações promovidas pela SBP em apoio às filiadas.
Em sua fala de abertura, a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, enfatizou que, apesar do encontro não poder ser presencial, há um trabalho importante sendo feito por todas as filiadas e a reunião é uma ótima oportunidade de congregar experiências e aprendizados.
“A nossa gestão continua trabalhando arduamente em prol das crianças e adolescentes brasileiros, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia. Estamos em busca da ampliação das ações em prol dos pediatras e já temos reunião marcada com o Ministério da Saúde justamente para defender a presença do pediatra na Atenção Primária. É imprescindível que ele esteja presente em todos os níveis de atenção para que a criança tenha o atendimento mais adequado”, esclareceu a presidente.
DEFESA DO PEDIATRA – Além disso, o diretor de Defesa Profissional da SBP, dr. Fábio Guerra, apresentou as atividades que têm sido promovidas pela entidade em prol dos pediatras e das crianças brasileiras. Entre as ações elencadas estão a participação ativa da SBP nas reuniões da AMB, o lançamento da plataforma Universo DOC SBP, o reconhecimento ao empenho dos pediatras frente à pandemia e a luta pela presença do pediatra na Atenção Primária.
“Temos participado ativamente junto à Comissão de Defesa Profissional da AMB e ao Ministério da Saúde para que os pediatras estejam presentes em todos os níveis de atenção. Na AMB, temos debatidos temas importantes como a carreira médica, a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), a telemedicina, a revalidação de diplomas e a organização das comissões estaduais de honorários médicos”, exemplificou dr. Fábio.
REANIMAÇÃO NEONATAL – Já as coordenadoras do Programa de Reanimação Neonatal da SBP, dras. Maria Fernanda Branco de Almeida e Ruth Guinsburg, apresentaram um balanço dos cursos realizados no último ano e destacaram o trabalho de todas as filiadas em promovê-los mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia.
No primeiro trimestre de 2021, o PRN-SBP já realizou 132 cursos, nos quais certificou 545 médicos e 220 profissionais de saúde em reanimação neonatal, 65 alunos no Curso de Prematuro e 121 no Curso de Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco.
Em 2020, o PRN realizou 671 cursos, certificando 4.621 profissionais, distribuídos da seguinte forma: 2.565 médicos e 1.122 profissionais de saúde em reanimação neonatal; 620 alunos no Curso de Prematuro; e 314 no Curso Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco.
Outro ponto ressaltado pelas especialistas foi a constante participação em reuniões com o Internacional Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR) e a promoção de diálogo com os coordenadores estaduais para discutir estratégias de engajamento e a continuidade do PRN durante e após a pandemia.
Para 2021 está programada a elaboração de um novo layout para o site do PRN; a atualização do Manual para o Curso de Reanimação Neonatal para Parteiras Tradicionais; e a filmagem de três vídeos que serão de acesso livre sobre os seguintes temas: “Ventilação com pressão positiva com balão autoinflável e máscara facial em RN >34 semanas”; “Uso de ventilador mecânico manual com peça T na reanimação neonatal”; e “Uso da incubadora de transporte neonatal”.
ACONSELHAMENTO BREVE – No encontro, houve também uma exposição do especialista em álcool e outras drogas da SBP, dr. João Paulo Becker Lotufo, sobre a importância do pediatra na prevenção ao tabagismo. Conforme ele explica, quem começa a fumar antes dos 21 anos de idade, quando o cérebro ainda está em formação, terá um nível de dependência muito maior.
“No dia 31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco e, por isso, é muito importante que os pediatras estejam por dentro do assunto e participem ativamente nessa prevenção. Em toda a consulta pediátrica, deve-se fazer o aconselhamento breve sobre álcool, tabaco e outras drogas. Esse aconselhamento leva em torno de quatro minutos e deve ser contínuo e repetitivo. Com isso, podemos diminuir o tabagismo entre as famílias de pacientes e abolir ou pelo menos retardar a experimentação precoce do tabaco e outras drogas”, explicou dr. Lotufo.
UAPI – Outro tópico trazido na reunião foi o da Unidade de Saúde Amiga da Primeira Infância (UAPI). A presidente da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), dra. Anamaria Cavalcante e Silva, falou sobre o trabalho realizado em Fortaleza e como tem impactado as famílias da cidade e fortalecido as ações de puericultura.
A UAPI foi formulada pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Socep, Associação Brasileira de Enfermagem e apoio de assessoria técnica do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Em 2017, foram criadas 37 UAPs, além de 12 Núcleos de Desenvolvimento Infantil, com reconhecimento internacional pelos benefícios que vêm trazendo à população infantil.
“O projeto nasceu para combater uma situação que foi constatada a partir de evidências científicas. Percebemos que a puericultura estava em declínio, apesar de todo o esforço da SBP para qualificar os pediatras nesse sentido. O Unicef vem buscando, então, sensibilizar governantes de todo o país para a importância desta causa. A UAPI é uma ideia inovadora que não constrói nada de novo nas unidades, mas, sim, busca sensibilizar e conquistar os profissionais que lá estão para que eles assumam uma nova atitude, a partir dos dez mandamentos que desenhamos”, enfatiza dra. Anamaria.
OUTROS TEMAS – Foram apresentados também os novos presidentes de filiadas e as atividades realizadas por algumas entidades. Além disso, foi feito ainda o agradecimento à SBP pela doação de máscaras N95, capotes e toucas ao Amazonas, além do apoio à Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) na conclamação de instituições para doarem oxigênio, insumos e medicamentos aos pediatras do Estado.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12