Na última sexta-feira (26), a diretoria-executiva da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se reuniu, de forma virtual, com os 27 presidentes de filiadas para fazer um balanço dos últimos meses de 2021 e apresentar projetos para 2022, com a perspectiva de retorno dos eventos presenciais. Em sua fala de abertura, a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, pontuou a reta de sua gestão e destacou os quase 26 mil sócios da SBP, que fazem da entidade a maior sociedade médica do Brasil.
“Os últimos meses foram bem difíceis com a pandemia de covid-19, que até o último dia 26 vitimou fatalmente 893 médicos no País, destes, 80 pediatras. Apesar da tristeza, continuamos a trabalhar arduamente e todos os departamentos científicos mantiveram uma vastíssima produção científica. Os departamentos de Infectologia e Imunizações, especialmente, foram extremamente solicitados e estavam presentes constantemente na mídia”, afirmou a presidente da SBP.
REANIMAÇÃO NEONATAL – As coordenadoras do Programa de Reanimação Neonatal (PRN) da SBP, dras. Maria Fernanda Branco de Almeida e Ruth Guinsburg, apresentaram um balanço dos cursos realizados nos últimos dois anos e exaltaram a atuação dos coordenadores estaduais e dos presidentes das filiadas. O PRN-SBP, criado em 1994, já certificou 124.473 profissionais em reanimação neonatal até 21 de novembro deste ano, e apenas de janeiro de 2020 até novembro de 2021 foram 6.316 médicos capacitados e 3.021 outros profissionais de saúde.
“No último dia 5, lançamos o novo site do programa e já alcançamos 5 mil visualizações em poucos dias. Tivemos um grande apoio da diretoria para esta iniciativa, que deixou a nossa plataforma mais moderna e completa. A partir de 2022, vamos iniciar uma grande discussão sobre as novas diretrizes da SBP do PRN e também estamos empolgadas para a realização, de 31 de março a 2 de abril, do primeiro grande evento presencial da SBP após a pandemia, o 8º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, em Salvador (BA)”, detalhou dra. Maria Fernanda.
FILIADAS – A presidente da Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape), dra. Vilma Hutim, destacou a implantação de sala de parto e sala de estabilização em cinco municípios que não possuíam unidade neonatal no estado do Pará. E também falou sobre a introdução do programa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) no estado do Pará, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma); e a Sociedade Cearense de Pediatria (Socep).
Em sua fala, a presidente da Socep, dra. Anamaria Cavalcante, destacou a expansão da UAPI tanto pelo Ceará quanto por outros estados do País; e também a atual reforma da sede da entidade e as ações da sua Diretoria de Responsabilidade Social.
A renovação da sede também foi destaque na fala da presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), dra. Katia Telles Nogueira. A médica salientou, ainda, os eventos online e presenciais realizados no triênio 2019-2021 e citou algumas novidades para 2022, como os dois grandes eventos que serão realizados pela SBP, em parceria com a Soperj, na cidade do Rio de Janeiro: o 17º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, de 4 a 6 de agosto; e o 3º Congresso Brasileiro de Urgências e Emergências Pediátricas, de 22 a 27 de novembro.
Em sua apresentação, a presidente da Sociedade Espiritossantense de Pediatria (Soespe), dra. Roberta Paranhos Fragoso, frisou a tentativa de manter diálogo com as secretarias estaduais e municipais e com outros órgãos públicos do estado; a educação continuada através de lives; a publicação de posicionamentos e orientações técnicas da entidade; e a colaboração dos especialistas da Soespe com a mídia, especialmente sobre assuntos relacionados à covid-19.
O presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, dr. Sulim Abramovici, também enfatizou as 59 entrevistas para a mídia concedidas por especialistas da entidade, além da significativa participação dos pediatras em eventos e cursos promovidos pela entidade.
O médico chamou a atenção, ainda, para a reestruturação dos departamentos científicos, grupos de trabalho e núcleos de estudos da entidade, como a criação do núcleo sobre fake news em pediatria; a elaboração de 19 documentos científicos; e a relevância científica cada vez maior da Revista Paulista de Pediatria.
DIRETORIA – Também contribuíram à reunião alguns membros da diretoria-executiva da SBP, como os drs. Sidnei Ferreira (secretário-geral); Edson Ferreira Liberal (2º vice-presidente); e Clóvis Francisco Constantino (1º vice-presidente). Todos parabenizaram a gestão da presidente da SBP até então e destacaram a importância da atuação conjunta com as filiadas.
“Parabenizo a dra. Luciana por seu trabalho em colegiado, no qual discutimos democraticamente todos os assuntos pautados. Entendemos que as filiadas formam a SBP, e aprendemos muito com o que cada presidente apresenta. Dessa forma, podemos auxiliar efetivamente o pediatra, o recém-nascido, a criança e o adolescente brasileiros”, afirmou dr. Clóvis Constantino.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12