O balanço das atividades realizadas pelos 32 Departamentos Científicos (DC) e 18 Grupos de Trabalho (GT) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) foi apresentado à diretoria executiva da instituição durante a reunião on-line ocorrida no último sábado (12). Na abertura do encontro, o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, mencionou a criação dos novos GTs durante sua gestão: Educação é Saúde; Ortopedia; Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa; Saúde das Crianças e Adolescentes dos Povos Originários do Brasil; e o mais recente, Saúde Oral.
“Todos nós temos a mesma importância em direção a boa assistência médico-pediátrica. Agradeço ao trabalho magnífico que tem sido feito pelos presidentes dos Departamentos, Grupos e membros da diretoria, que sabem levar toda essa produção científica lá na ponta, aos nossos colegas pediatras associados, às nossas crianças e adolescentes e sociedade civil em geral. Ultrapassamos os muros da SBP e as barreiras internacionais e isso faz com que a Pediatria cresça cada vez mais”, pontuou o presidente.
Em seguida, os diretores científicos da SBP, drs. Dirceu Solé e Luciana Rodrigues Silva apresentaram o balanço das atividades realizadas desde o ano passado. Durante a apresentação, dr. Dirceu destacou a modificação dos nomes de três DCs, para adequação de acordo com a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM): Terapia Intensiva para Medicina Intensiva Pediátrica; Segurança para Prevenção e Enfrentamento às Causas Externas na Infância e Adolescência; e Adolescência para Medicina do Adolescente.
No primeiro ano de gestão, de acordo com os diretores científicos, as ações de educação continuada somam mais de 29 webinars, contemplando diversas áreas da Pediatria; 21 cursos de Educação à Distância (EAD), em parceria com a Manole, sendo 10 cursos gratuitos aos associados da SBP; 88 documentos científicos; e 57 reportes semanais do Jornal de Pediatria (JPED).
Eles também apresentaram os temas dos documentos científicos que serão lançados nos próximos meses, entre eles saúde escolar; acondroplasia; métodos de contracepção na adolescência; terapia parenteral neonatal; distrofia muscular de Duchenne; rinossinusite; e outros. As próximas ações também incluem a elaboração e veiculação de campanhas sobre Oftalmologia Pediátrica, Saúde Escolar e Hemofilia.
No que diz respeito à produção de livros, dr. Dirceu destacou a conclusão do Filhos da Gravidez aos 2 anos – 2ª Edição; e do Tratado de Medicina, em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB). Estão ainda em elaboração as publicações: Imunobiológicos, biossimilares e pequenas moléculas em Pediatria; Microbioma em Pediatria; Puericultura na Infância e Adolescência; e Medicina do Adolescente.
DIÁLOGO COM A POPULAÇÃO – No encontro, também foram ressaltados os trabalhos empreendidos nas redes sociais e no site do Pediatria para Famílias, que, desde sua estreia, já obteve mais de 6 milhões de acessos; do programa Famílias em Pauta, que conta com mais de 50 mil visualizações nas redes sociais; e do PedCast, que soma mais de 6 mil reproduções nas duas principais plataformas de áudio, segundo dados apresentados pelo coordenador geral e 1º vice-presidente da SBP, dr. Edson Liberal, e pela coordenadora dra. Nilza Perin.
“A contribuição de todos os departamentos científicos e grupos de trabalho é primordial para darmos continuidade a essa iniciativa que beneficia tantas famílias que buscam na SBP informação confiável e segura”, destacou dra. Nilza. O dr. Edson também aproveitou a oportunidade para pedir apoio das filiadas na divulgação e promoção dos conteúdos desenvolvidos. “Quanto mais diversificamos as mídias e promovemos essas ações, melhor comunicamos às famílias brasileiras. Dessa forma, ampliamos nossa influência frente à sociedade e nos fortalecemos como fonte de informação”, afirmou.
Ao longo da reunião, foram mostrados ainda, pelos drs. Renato Procianoy e Clemax Couto Sant’Anna, respectivamente,os resultados alcançados pelo JPed, como o aumento do Fator de Impacto e do CiteScore, e as indexações obtidas e aumento do interesse pela revista Residência Pediátrica; além de um balanço das ações do Programa Nacional de Atualização em Pediatria (Pronap), pela dra. Fernanda Luisa Ceragioli de Oliveira.
O encontro foi encerrado com a apresentação da diretora de Cursos e Eventos, dra. Lilian Sadeck, que detalhou a agenda de eventos científicos para 2024, com explanação sobre os objetivos, prazos e organização para o 41º Congresso Brasileiro de Pediatria – que acontecerá de 22 a 26 de outubro, em Florianópolis (SC) – e demais congressos e simpósios de áreas de atuação.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12