Diretoria da SBP se reúne com presidentes das filiadas para proposições de ações para 2024

A diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reuniu-se com os 27 presidentes das filiadas para deliberações e proposições de ações conjuntas para 2024. Este foi o primeiro encontro neste ano com os dirigentes estaduais, ocorrido dia 19 de abril, em São Paulo (SP).

Após dar as boas-vindas, o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino falou sobre a importância do trabalho harmônico entre a diretoria da SBP com as filiadas, uma vez que os objetivos são semelhantes em relação à segurança das crianças, dos recém-nascidos, dos adolescentes e, também, em relação à segurança do pediatra e ao treinamento destes em todos os níveis.

Abrindo a pauta, a coordenadora de graduação da SBP, dra. Rosana Puccini juntamente com os membros dras. Alessandra Ribeira e Rosana Alves fizeram a apresentação do projeto “Construção das Atividades Confiabilizadoras para formação em Pediatria na Graduação em Medicina”. O projeto aborda as mudanças em relação às Entrustable Professional Activities (EPAs), – atividades essenciais de prática profissional que podem ser delegadas aos alunos, nos estágios curriculares do Curso de Medicina, e aos Residentes, a partir da verificação das competências e habilidades necessárias para executá-las.

Coordenadoras do Programa de Reanimação Neonatal da SBP (PRN-SBP), dras. Maria Fernanda de Almeida Branco e Ruth Guinsburg apresentaram o balanço de treinamentos entre agosto de 2022 e março de 2024, com 12,6 mil profissionais capacitados. Ambas apresentaram também as atividades previstas para este ano, tais como o lançamento do curso Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco; o 9º Simpósio de Reanimação Neonatal, em São Paulo (SP); além dos treinamentos habituais realizados em parceria com as filiadas e em Angola, na África.

Em seguida, o diretor de Defesa da Pediatria da SBP, dr. Fábio Guerra, trouxe as recentes atualizações sobre as ações que a instituição tem feito em prol dos pediatras. Ele apresentou o resultado da enquete enviada aos presidentes das filiadas a fim de conhecer as ações locais feitas pela defesa profissional. As questões versaram sobre a percepção sobre a assistência pediátrica nos estados, negociações com planos de saúde, atuação do pediatra nos serviços públicos, entre outras.

Na sequência, a secretária geral da SBP, dra. Maria Tereza Fonseca da Costa, falou sobre o Título de Especialista em Pediatria (TEP). Na oportunidade, ela esclareceu que a SBP está atenta aos desdobramentos sobre as normativas que tratam das titulações médicas, em especial a pediatria, para a elaboração de propostas futuras para o aperfeiçoamento.

Ao final, os presidentes das filiadas apresentaram suas ações nos estados em prol da pediatria, tais como vacinação, lives, cursos e eventos regionais.