Diretoria de Defesa da Pediatria traça novas estratégias que visam a inclusão do pediatra na Atenção Primária

A diretoria de Defesa da Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se reuniu para alinhar novas estratégias a fim de avançar no pleito para a inclusão do pediatra na Atenção Primária à Saúde (APS). Também participaram do encontro on-line, ocorrido na última segunda-feira (13), o Diretor de Integração Regional, dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima e os Coordenadores Regionais da SBP.

“A criação e efetivação dos núcleos regionais tem esse objetivo, que é trabalhar os anseios e as dificuldades dos pediatras em cada região do país, observando-se os aspectos sociais, econômicos e epidemiológicos”, enfatizou o diretor de Defesa Profissional da SBP, dr. Fábio Guerra.

“A defesa profissional deve ser trabalhada em cada estado, buscando fortalecer a pediatria. É fundamental que as filiadas também se unam nessa luta constante da SBP pela inclusão do pediatra na Estratégia de Saúde da Família”, complementou o 1º vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal.

Após os apontamentos feitos pelo grupo, ficou definido que os Coordenadores Regionais farão contato com os presidentes das filiadas da SBP para verificar a situação da defesa profissional em cada estado e no Distrito Federal e discutir os pontos de pauta que sejam relevantes e trazê-los para a próxima reunião, marcada para o dia 4 de dezembro.

“Essas contribuições trazidas pelos Coordenadores Regionais ajudarão a nortear essa nova etapa do trabalho com as filiadas, para que estas possam observar as particularidades da pediatria em cada estado e buscar possíveis soluções junto aos gestores públicos estaduais e municipais”, frisou o dr. Eduardo Jorge.

Quatro temas norteadores foram indicados para que sejam trabalhados com as filiadas por região: inclusão do pediatra na Atenção Primária; substituição do atendimento do pediatra nas urgências; Saúde Suplementar e o trabalho do pediatra; e o atendimento ao adolescente.

“Se conseguirem dados objetivos, seria muito bom, pois em nossa próxima reunião avaliaremos o trabalho realizado e trataremos do planejamento das próximas ações.  Temos que buscar novas estratégias para tentarmos avançar, mas para que isso seja possível, precisamos da participação de todos”, enfatizou o dr. Fábio Guerra.