Distúrbios do sono são abordados em nova publicação para pediatras

Os eventos físicos ou sensações indesejáveis que ocorrem durante o sono ou nas transições do sono são temas abordados no novo documento científico elaborado pelo Departamento Científico de Medicina do Sono da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A publicação traz um panorama sobre as parassonias, eventos que podem se manifestar através de movimentos, comportamentos, emoções, percepções, sonhos ou até mesmo atividades do sistema nervoso.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO

O documento aborda as classificações das parassonias de acordo com a Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono. Os tipos mais frequentes na faixa pediátricas são as alterações do despertar, como o despertar confusional, o sonambulismo, o terror noturno, Distúrbio Comportamental do Sono REM, a incontinência urinaria noturna e o sonilóquio (fala que ocorre durante o sono).

Os especialistas alertam que os episódios devem ser observados, pois, dependendo da duração, da repetição durante a noite e da repetição dos movimentos, deve-se levantar a suspeita de epilepsia.

TRATAMENTO – As medidas gerais para tratamento são estimular os bons hábitos de sono, promover o tratamento adequado daqueles que tiverem doenças que fragmentam o sono, ficar atento à segurança do paciente, orientar os familiares para não haver estímulos às crianças durante os episódios e realizar avaliação clínica completa em casos de incontinência urinaria.

“Em todos os casos de parassonias deve-se estimular boas práticas de sono, como tempo de sono adequado à idade, horários regulares de sono e ambiente adequado (pouca luz, barulho e temperatura adequada)”, aponta o documento. O tratamento com medicação é recomendado se a criança não melhorar mesmo após a aplicação de medidas não farmacológicas.

O Documento está disponível para download e consulta aos associados adimplentes com a instituição. O DC de Medicina do Sono da SBP é composto pelos drs. Lucila Bizari Fernandes do Prado (presidente); Regina Terse Trindade Ramos (secretária); Beatriz Neuhaus Barbisan; Cristiane Fumo dos Santos; Gustavo Antônio Moreira; Lislie Capoulade N. Arrais de Souza; e Simone Chaves Fagondes.